
Picolés de inhame, pitaya, versões proteicas, veganas, com glitter e até inspirações natalinas dão o tom do Festival Capixaba de Sorvete, que apresenta as principais inovações do setor em Vitória. Com entrada gratuita e degustação de lançamentos, o evento acontece nesta sexta-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O festival é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Alimentos Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Espírito Santo (Sincongeles).
Entre os destaques estão os sabores pouco convencionais que prometem conquistar o público no verão 2026. Empresários capixabas apresentam picolés e sorvetes feitos com frutas como pitaya, versões inspiradas em drinks refrescantes, incluindo a clássica caipirinha, além do curioso sorvete de inhame. Para quem busca opções alinhadas à dieta, há produtos com proteína, como versões à base de whey, e alternativas veganas e zero lactose. O clima festivo também aparece em sorvetes com glitter, em clima de Carnaval, e criações com temática natalina.

Para o presidente do Sincongel, Renato Bragança Domingues, que atua no setor há 25 anos, o Espírito Santo se destaca pela qualidade dos insumos e pela criatividade dos empreendedores. Segundo ele, o festival é fundamental para a troca de experiências e preparação das empresas para o próximo ciclo. “Este evento é vital para que as empresas troquem conhecimento e se preparem para ter a melhor performance neste verão e em 2026”, afirma.
Entre as novidades o sorvete de rolo de inhame, 100% vegano, feito com leite de coco, desenvolvido pela empreendedora Gisele Drumond. Ex-técnica de enfermagem, ela se apaixonou pelo universo dos sorvetes há quatro anos e aposta em recheios pouco usuais. “Uni a técnica artesanal, sem conservantes ou gordura hidrogenada, com ingredientes como inhame e pitaya. Também criamos rolos que lembram verdadeiros drinks de verão”, explica.

A inovação também marca presença na Originalle Picolés e Gelatos Artesanais, comandada por Julie Ferrari. A empresa trabalha com o conceito de personalização e oferece 28 sabores de picolés e 16 de gelato, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem aditivos. “O cliente monta o picolé do jeito que quiser. A ideia é trazer essa liberdade de escolha, que lembra a personalização da própria vida”, diz.
O festival também valoriza o protagonismo feminino no setor, com um espaço dedicado às mulheres empreendedoras. Entre elas está Diana Bragança, da Diana Sorvetes, que mantém o legado de 50 anos da empresa fundada pelo pai e preserva receitas originais, como o picolé de Queijo Minas. Já a Sorvete Saboroso apresenta criações como Pistache Dubai, Dolce Limone e Expresso Amore, enquanto a Fioretto aposta em sabores como Cereja Silvestre, Chocolate Dubai, combinação de chocolate com pistache, e Jabuticaba, em fase final de testes.

Serviço
Festival Capixaba de Sorvete
Sexta-feira, 12/12, das 17h às 19h30
Ed. FINDES, 3º andar, Reta da Penha, Vitória
Inscrições pelo WhatsApp (27) 99755-5681
O festival é destinado apenas para empresários do setor, associados ou não ao Sincongel, fornecedores e parceiros.
