PF investiga 753 casos de crimes eleitorais a menos de três meses das eleições

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 07 27t143405 196
- Imagem ilustrada e gerada por IA

A Polícia Federal (PF) instaurou 753 inquéritos para apurar suspeitas de crimes eleitorais entre janeiro e julho deste ano. O número representa uma média de quase quatro investigações por dia, a menos de três meses das eleições. Entre os principais crimes apurados estão falsidade ideológica, caixa dois, compra de votos e inscrição fraudulenta de eleitores.

Segundo a PF, Ceará e Rio de Janeiro lideram o número de investigações, com 81 casos cada. Em seguida aparece o Maranhão, com 79 ocorrências. Além disso, a corporação registrou dois Termos Circunstanciados e conduziu oito pessoas às unidades da PF após flagrantes de possíveis irregularidades. Nesses casos, a autoridade policial define as medidas cabíveis conforme a legislação.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

A Justiça Eleitoral também analisa casos envolvendo supostas irregularidades nas eleições de 2022. Entre eles estão a cassação do diploma do suplente de deputado federal Heitor Freire, por supostas irregularidades no uso de recursos de campanha, e a condenação do ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro por abuso de poder político e econômico. Ambos contestam as acusações. Enquanto isso, a PF mantém as investigações para apurar novos casos antes do pleito.