Pescadores perdidos no mar são resgatados com vida no Rio de janeiro

Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e Ronald Menezes, piloto de lancha, passaram quase 50 horas à deriva após uma pane elétrica na embarcação Monkey Sub, em Anchieta, litoral sul do Espírito Santo

Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e Ronald Menezes, piloto de lancha, passaram quase 50 horas à deriva após uma pane elétrica na embarcação Monkey Sub, em Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. A dupla havia saído para pesca submarina no domingo (28) e não conseguiu retornar.

O resgate aconteceu na tarde de terça-feira (30), a cerca de 3 km do Porto de Açu, RJ, quando o piloto do navio mercante Santos Supplier avistou a lancha com os dois pescadores sinalizando por socorro. O navio jogou um cabo e rebocou a embarcação até uma área segura do porto, escoltados pela Marinha do Rio de Janeiro.

Durante o tempo à deriva, Maikel e Ronald sobreviveram racionando água potável e consumindo cerca de 200 kg de peixe que haviam pescado. Segundo o tenente-coronel Malacarne, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, a experiência da dupla com pesca marítima foi decisiva para sua sobrevivência.

Após desembarcarem, os pescadores passaram por avaliação médica e foram levados em segurança para suas residências. As buscas foram coordenadas de forma integrada entre Corpo de Bombeiros, Marinha, Notaer e Força Aérea Brasileira, com estudo prévio de ventos e correntes ajudando a prever a trajetória da lancha.

A ocorrência chamou atenção também pelas informações falsas que circularam nas redes sociais durante o resgate, levando equipes a suspender momentaneamente as buscas. O desfecho, no entanto, foi considerado exemplar pelas autoridades.

FONTE: ESPIRITO SANTO NOTÍCIAS