Pela primeira vez, 4 veleiros do ES disputam Circuito Rio de vela oceânica

Quatro embarcações do Espírito Santo reúnem 28 velejadores no Rio, em competição com mais de 50 barcos e presença de Torben Grael

- +Bravíssiomo é um dos veleiros do ES participantes. Foto: Divulgação

Entre os dias 6 e 9 de novembro, quatro veleiros do Espírito Santo, Bravo, +Bravissimo, Mariscal e Absoluto, participam do 56º Circuito Rio, a competição mais tradicional da vela oceânica brasileira, disputada no Rio de Janeiro. As equipes reúnem 28 velejadores capixabas. Entre os destaques desta edição está a participação do multi-medalhista olímpico Torben Grael, que comandará o veleiro Magia.

De acordo com a Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), esta edição já faz história, com 27 veleiros inscritos na classe ORC, número superior ao registrado na SIVI, maior competição de vela oceânica da América do Sul, deste ano. No total, são esperados mais de 50 barcos nas classes Oceano (ORC, BRA-RGS e RGS Cruiser).

Capixabas em busca de novos pódios

O Espírito Santo chega com nomes experientes e resultados importantes recentes. Na classe ORC, competem o Bravo, comandado por Renato Avelar, e o +Bravissimo, de Luciano Secchin. Na BRA-RGS (Cruiser), disputam o Mariscal, de Maiko Amorim, e o Absoluto, comandado por Kaio Mendes. Bravo e Mariscal são os atuais campeões estaduais capixabas.

Além disso, o histórico recente anima as equipes. O +Bravissimo acumula troféus em diferentes anos. Já o Bravo busca repetir o forte desempenho em competições nacionais.

O Espírito Santo já soma resultados importantes no Circuito Rio. O +Bravissimo foi campeão geral em 2020 e venceu sua categoria em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. A tripulação do Bravo também brilhou, com o vice-campeonato geral em 2020.

“Iniciamos nossa participação no Circuito Rio em 2009. Agora, será a nossa segunda participação com o Bravo. Depois de uma sólida temporada, vamos representar o Espírito Santo entre os grandes nomes da vela brasileira.”, ressalta Renato Avelar, comandante do Bravo.

FONTE: ES 360