A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio das Delegacias de Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e 6ª Delegacia Regional de Alegre, em ação integrada com as Polícias Militares dos Estados do Espírito Santo (PMES) e Rio de Janeiro (PMRJ), deflagrou uma operação policial na madrugada da última quinta-feira (30) para cumprimento de mandados de prisão preventiva, internação provisória e busca e apreensão domiciliar. A ação resultou na apreensão de um adolescente, de 16 anos, e na prisão em flagrante de três indivíduos, de 48, 23 e 18 anos.
A operação contou com 11 policiais civis do Espírito Santo, que utilizaram cinco viaturas, além de 37 policiais militares do Rio de Janeiro, que atuaram com 11 viaturas. Durante a ação, foram cumpridos mandados nos bairros Santa Terezinha, Centro e Cantagalo, em Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro.
As diligências resultaram na apreensão do adolescente, em cumprimento a mandado de internação provisória, além da prisão em flagrante de três indivíduos. Um homem, de 48 anos, foi preso por manter em depósito 20 papelotes de cocaína, uma pedra de crack e uma porção de maconha. Outro suspeito, de 23 anos, foi detido após a polícia localizar em sua residência 14 munições calibre 380. Já o homem de 18 anos foi flagrado com três papelotes de cocaína e três porções de maconha.
Além das drogas, também foram apreendidos R$ 564,45 em espécie, duas balanças de precisão, um chinelo e um casaco que o adolescente usou no crime.
A operação é resultado de uma investigação sobre uma tentativa de homicídio ocorrida na cidade de Apiacá, no dia 11 de outubro de 2024, quando um adolescente de 16 anos efetuou disparos de arma de fogo contra outro adolescente da mesma idade, auxiliado pelo irmão de 18 anos e por dois jovens, de 21 e 20 anos.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por disputas entre organizações criminosas pelo tráfico de drogas em Apiacá. Apurou-se que os suspeitos seriam integrantes da Facção Amigos dos Amigos (ADA), enquanto a vítima pertenceria ao Terceiro Comando Puro (TCP). Após o crime, os suspeitos fugiram para Macaé, no Rio de Janeiro, e, em seguida, se esconderam na casa de parentes na localidade de Bom Jesus do Itabapoana, também no Rio de Janeiro.
A vítima da tentativa de homicídio encontra-se em cumprimento de medida socioeducativa de internação provisória no Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) de Cachoeiro de Itapemirim, desde novembro do ano passado, pela prática de atos infracionais análogos ao tráfico de drogas e organização criminosa.
Os presos em flagrante e o material apreendido foram apresentados ao delegado de polícia de Bom Jesus do Itabapoana. O adolescente foi encaminhado ao Iases de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Um suspeito encontra-se foragido e qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser repassada anonimamente pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (28) 99964-4910.