
O Espírito Santo é um importante produtor nacional de cacau e exportador de produtos à base de chocolate. O Estado produz mais de 12 mil toneladas de cacau, o que equivale a 4,1% do total no País, alcançando um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 185,5 milhões. A produção de cacau é concentrada principalmente em Linhares, que responde por mais de dois terços da produção estadual.
A indústria de chocolate capixaba é destaque, com empresas como a Espírito Cacau, que aposta no conceito de “tree to bar” (da árvore à barra) e é uma das principais exportadoras do Estado. Outras empresas, como a Capitão Redighieri e a Reinholz Chocolates, também se destacam na produção de chocolates artesanais e finos.
Durante a Páscoa, as vendas de chocolate aumentam significativamente, com algumas empresas registrando aumento de até 40% nas vendas. A procura por ovos de páscoa é grande, especialmente aqueles com pistache e castanha.
Os pequenos e médios negócios de chocolate no Espírito Santo apostam na diversificação dos produtos, no uso de ingredientes locais e no agroturismo. A agricultura familiar é predominante nesse tipo de negócio rural, alcançando quase 70% dos estabelecimentos produtores de chocolate no Estado.
No cenário internacional, o Espírito Santo é o quarto maior exportador brasileiro de derivados de cacau. O Estado registrou aumento de 5,9% nas divisas geradas pelas exportações em 2025, embora tenha apresentado uma queda de 13,9% no volume exportado.
O crescimento da produtividade também é um destaque, com o Espírito Santo apresentando o maior avanço entre os principais estados produtores, com aumento de 19,7% nos últimos quatro anos. A meta é alcançar 20.045 toneladas de cacau até 2032, o que representaria um salto de mais de 70% em relação aos números de 2022.