
A equipe do Parque Estadual Pedra Azul (PEPAZ) realizou, nessas terça-feira (22) e quarta-feira (23), uma capacitação dos Monitores Ambientais com o tema “Manejo do Ambiente Florestal”. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes e aprimorar a efetividade de suas ações em campo, especialmente no manejo e controle de espécies exóticas e no enriquecimento florestal da unidade de conservação, por meio do plantio de espécies nativas.
A gestora do Parque, Lorenza Uliana Zandonadi, explicou que as espécies exóticas em unidades de conservação (UC) representam uma ameaça significativa à biodiversidade, competindo com espécies nativas por recursos, alterando habitats e podendo levar à extinção de espécies locais. “Neste sentido, seu controle é de suma importância para garantir o alcance dos objetivos de criação do PEPAZ, que é de preservar a diversidade biológica e os ecossistemas naturais e também proteger espécies raras endêmicas vulneráveis e em perigo de extinção”, destacou.
Já o enriquecimento de áreas com o plantio de espécies nativas visa aumentar a diversidade e a complexidade da vegetação, acelerando o processo de recuperação de áreas degradadas e promover a restauração ecológica. Essa prática consiste na introdução de mudas de árvores e outras plantas nativas em áreas onde a regeneração natural é lenta ou insuficiente, buscando preencher lacunas na vegetação e favorecer o desenvolvimento de ecossistemas mais saudáveis e resilientes.
A capacitação faz parte de um conjunto de treinamentos planejados para os Monitores Ambientais, que também incluirão temas como manutenção e operação de equipamentos, como roçadeiras e motosserras, e combate e prevenção a incêndios florestais.
Texto: Maju Carvalho
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
FONTE: IEMA