
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto ArteCidadania, anunciou nesta quarta-feira (09) a intensa programação de 2025 do Parque Cultural Casa do Governador, espaço de arte, sustentabilidade e educação em Vila Velha. O evento contou com a presença de Ailton Krenak, curador do seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, um dos destaques da programação.
Ao longo de 2025, serão realizadas mais de 750 atividades, incluindo visitas mediadas ao acervo de esculturas, a aquisição de novas obras de arte, o lançamento do primeiro catálogo do acervo de esculturas, a inauguração de uma galeria dedicada a exposições temporárias, uma vasta programação de espetáculos artísticos, o talk-show De Conversa em Conversa e uma grande oferta de oficinas e cursos de formação, entre outras atrações.
Todas as atividades ofertadas pelo Parque Cultural Casa do Governador são gratuitas e os ingressos podem ser obtidos por meio da plataforma Inti (https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/). O Governo do Estado do Espírito Santo espera receber em 2025 um público de mais de 120 mil pessoas no espaço, que tem 93 mil metros quadrados e funciona de terça a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos, das 8h às 15h.
Desnaturada
O seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral” acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio no Bosque de Esculturas do Parque Cultural Casa do Governador. O evento vai reunir dezenas de pensadores e ativistas e convidará o público a refletir sobre o termo “Desnaturada”: a desnaturalização da vida no planeta e como germinar um futuro em que seja possível resgatar a ancestralidade e a naturalidade da existência humana. Essa é a segunda edição do evento: a primeira aconteceu no Ceará em 2023.
A programação terá oficinas, vivências e debates em torno do tema principal, com convidados como Sidarta Ribeiro, Nuriti Bensusan e Fabio Scaran, além do próprio Krenak. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas. É um ciclo de conversas entre cientistas, artistas e pensadores indígenas e quilombolas.
Serão disponibilizados 500 ingressos gratuitos para cada dia. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (10) por meio do site parquecasadogovernador.com.br.
O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, destaca: “Ter Ailton Krenak com a gente nessa nova fase do Parque Cultural, trazendo de forma tão especial a segunda edição do ciclo Desnaturada, tem um peso muito especial. Os temas e a sensibilidade de Krenak nos inspiram e enriquecem a nossa tão plural programação de 2025.”

Programação
A programação do Parque Cultural Casa do Governador em 2025 conta com o patrocínio ouro da EDP e o patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura / Governo Federal), e o patrocínio prata da ArcelorMittal. A gestão é do Instituto ArteCidadania, organização da sociedade civil selecionada pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio de chamamento público realizado em 2024.
“Fazer a gestão e a programação do Parque Cultural Casa do Governador, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, é um desafio que o Instituto ArteCidadania abraçou com entusiasmo”, afirma Sérgio Sá Leitão, diretor da entidade. “A missão é ampliar o impacto que o espaço tem na vida das pessoas, oferecendo uma programação inclusiva, acessível e transformadora. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social, ambiental e cultural, com uma abordagem generosa e plural.”
“Promover a cultura é uma das prioridades na estratégia de sustentabilidade da EDP, pois gera valor para a sociedade como um todo. A cultura impulsiona a educação, a cidadania e o bem-estar emocional, além de promover a diversidade, já que contribui para a compreensão e a valorização de diferentes costumes e tradições. Apoiar iniciativas como essa reforça o nosso compromisso com a transformação da sociedade por meio da cultura e educação”, diz Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
João Bosco Reis da Silva, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, destaca a importância do Parque Cultural Casa do Governador para o acesso à cultura: “O Parque Cultural Casa do Governador tem se mostrado um importante espaço para democratização do acesso à cultura e um excelente uso do espaço público para promoção do lazer e do turismo. A histórica Casa do Governador abriga um espaço acolhedor, com uma das vistas mais bonitas da região metropolitana. É possível sentir na alma aqui, ao admirar uma obra de arte, a conexão entre a cultura, o meio ambiente e o social. Ter o aço da ArcelorMittal presente em esculturas e na infraestrutura do Parque reforça nosso senso de pertencimento com o Espírito Santo e os 41 anos de nossa história aqui”.
Essa importância é corroborada por Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale: “A parceria com o Parque Cultural Casa do Governador reforça nossa estratégia de apoiar projetos que promovam conexões entre pessoas e democratizem o acesso à cultura. A programação prevista proporcionará diversas interações para a população do Espírito Santo, estado no qual estamos presentes há décadas e que faz parte de nossa história”.

Confira os destaques da programação de 2025
- Parque Aberto: A programação, que acontece duas vezes por mês, sempre aos domingos, passará a ocorrer também aos sábados a partir de junho, com apresentações de música instrumental, além das demais atrações. O evento tem por objetivo oferecer atividades culturais em diversos segmentos artísticos e criativos. A programação conta atualmente com cinco atividades a cada edição: duas atrações artísticas; a Feira Curva, com empreendedores capixabas de economia criativa apresentando seus produtos; atividades do corpo, com a oferta de aulas e vivências que promovem a saúde física e mental; visitas mediadas com a equipe de educadores pelas obras do Parque; e oficinas criativas. Serão seis atividades a partir de junho.
- Programação TVE-ES: As apresentações musicais do Parque Aberto serão filmadas e exibidas em TV aberta através de uma parceria com a TV Educativa do Espírito Santo. Serão 12 edições, com transmissão quinzenal aos domingos. Além dos shows, haverá entrevistas com os artistas.
- Seminários: Eventos semestrais com temáticas alinhadas aos pilares centrais do Parque (arte, sustentabilidade e educação). “Desnaturada: Chamado Ancestral”, o primeiro dos seminários, com realização nos dias 14, 15 e 16 de maio, tem a curadoria de Ailton Krenak, líder indígena, escritor, ativista do movimento socioambiental, filósofo e poeta.
- De Conversa em Conversa: Com curadoria de Julio Diniz, trará convidados especiais da música e da literatura em um formato de talk-show, intercalando música, leituras e bate-papo. São quatro edições mensais que acontecerão nos meses de abril a julho.
- Novas Obras: O acervo atual, que conta com 32 obras, será ampliado com a aquisição de cinco novas obras, que serão instaladas no Bosque de Esculturas do Parque Cultural Casa do Governador. A curadoria valoriza tanto artistas brasileiros com amplo reconhecimento quanto iniciantes que estejam despontando na cena contemporânea.
- Escola Viva de Artes (EVA): A programação será voltada para formação, troca de saberes e produção de experiências em arte e meio-ambiente, abrangendo Ciclos de Formação de Educadores (que começam neste mês, no dia 24), Oficinas, Rodas de Conversa, Palestras, Seminários, Visitas Mediadas, o Programa de Acolhimento dos Vizinhos do Parque e a implementação de projetos ambientais.
- Infraestrutura: Diversas intervenções de melhoria da infraestrutura estão previstas, incluindo a substituição do muro de pedra atual por um gradil e implantação de uma nova entrada, de acordo com projeto arquitetônico feito pela Universidade Federal do Espírito Santo.
- Sinalização: O Parque Cultural Casa do Governador terá nova sinalização, que unificará a nova identidade visual do espaço, de forma a tornar a experiência do visitante mais completa e acolhedora.
- Visitas Mediadas: Acontecem de quarta a sábado, às 15h30, e aos domingos e feriados, às 10h. É possível ainda fazer o agendamento para grupos de quarta a sexta, às 8h30, 10h30 e 13h30.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e o patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura / Governo Federal), e patrocínio prata da ArcelorMittal
FONTE: ES HOJE