Pais denunciam falta de estrutura em escola de Ibitirama

Alunos retornam às atividades na próxima semana, mas comunidade escolar cobra melhorias urgentes.

Faltando poucos dias para o início do ano letivo de 2025, pais de alunos da Escola Clarisse Campos Lemos, localizada no distrito de São José do Caparaó, em Ibitirama, denunciam condições precárias na instituição. Com a implementação do ensino integral para todas as turmas neste ano, a escola passará a atender 280 estudantes, mas familiares alegam que a estrutura não comporta a nova demanda.

A principal preocupação envolve a infraestrutura. De acordo com registros feitos por Mary Hellen Junger, mãe de dois alunos, a quadra da escola está deteriorada, com acúmulo de lixo e problemas no telhado, além da presença de mofo nas paredes e no teto. A situação dos banheiros também preocupa: com quase 300 crianças matriculadas, apenas dois vasos sanitários estão disponíveis.

Os relatos apontam que os problemas não são recentes. Segundo os pais, em 2024 a escola já enfrentava dificuldades com a merenda, limpeza e falta de materiais básicos. “Já faltou até papel higiênico nos banheiros, papel para impressão e a alimentação foi péssima no ano passado”, afirmou Eduardo Carvalho, pai de dois alunos.

Diante das denúncias, a Prefeitura de Ibitirama informou que as reformas terão início na segunda-feira (3) e que a implementação do ensino integral será mantida. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) declarou que está apurando a situação.

Confira a nota da Prefeitura de Ibitirama na íntegra:

Sobre reformas e melhorias na educação de São José do Caparaó

Em resposta ao e-mail recebido, o Gabinete e a Secretaria Municipal de Educação informam que as providências para as reformas na Escola Clarice Campos Lemos já estão em andamento. A equipe responsável iniciará, já na próxima segunda-feira, os reparos necessários em um dos banheiros da escola. 

Quanto à reforma da quadra, o Prefeito Reginaldo Simão de Souza já está buscando recursos por meio de emendas parlamentares para viabilizar a revitalização não apenas da quadra mencionada, mas também de outras que necessitam de reparos. O Governo do Prefeito Reginaldo está totalmente comprometido com a melhoria da infraestrutura escolar, garantindo que a Comunidade de São José do Caparaó tenha acesso a uma educação de qualidade, com espaços físicos adequados para o atendimento das crianças da localidade. 

Em relação à implantação da Escola em Tempo Integral, destacamos que estamos atendendo à Meta 06 do Plano Nacional de Educação, bem como ao Plano Municipal de Educação. Além disso, o reordenamento das redes de ensino Municipal e Estadual está sendo realizado em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), oriundo do Tribunal de Contas, que estabelece a responsabilidade do município pelo Ensino Fundamental I e do Estado pelo Ensino Fundamental II em nosso município. 

Vale ressaltar que a gestão do Prefeito Reginaldo Simão começou há apenas um mês, e a equipe está empenhada na resolução das pendências, para sanar todos os problemas relacionados às reformas das quadras e reparos nas escolas. Em breve, todos os desafios estarão superados, garantindo, assim, um ambiente mais adequado e propício ao aprendizado para nossos alunos.

Agradecemos pela compreensão e seguimos à disposição para mais esclarecimentos.

FONTE: ESPÍRITO SANTO NOTÍCIAS