Pais de crianças não vacinadas contra a gripe recebem SMS

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) está enviando mensagens de texto (SMS) para os pais e responsáveis de crianças de seis meses a menores de 6 anos que ainda não foram imunizadas contra a gripe. A iniciativa visa alcançar a meta de cobertura vacinal de 90% nos grupos prioritários, que incluem crianças, idosos e gestantes.

Desde abril, a Sesa tem enviado uma média de 200 mil mensagens por mês. A estratégia segue a mesma utilizada em 2024 para a vacinação contra a dengue e visa apoiar os municípios na busca ativa de crianças não vacinadas. As mensagens são enviadas com base no cadastro do sistema Vacina e Confia.

A Sesa destaca que as mensagens enviadas não contêm links para serem clicados e alerta os pais e responsáveis para que fiquem atentos à informação.

Até o dia 30, a cobertura vacinal total dos grupos prioritários era de 49,56%, sendo de 46,79% para as crianças. A Sesa segue trabalhando para alcançar a meta de cobertura vacinal e destaca a importância da participação dos pais e responsáveis na vacinação de seus filhos.

Mensagem de Alerta

A mensagem enviada aos pais e responsáveis contém o seguinte texto: “Atenção, pais ou responsáveis! Leve seu filho de 6 meses a 5 anos à unidade de saúde e garanta a vacinação contra a gripe. Diga SIM à proteção!”. A Sesa reforça a importância de verificar as informações e buscar a unidade de saúde mais próxima para vacinar as crianças.