Padeiro de Nova Venécia pode ser o melhor da América Latina

Que no Espírito Santo tem pães deliciosos, é indiscutível, mas o que você talvez não saiba, o melhor padeiro do Brasil é de Nova Venécia.

O pão de cada dia tem seu valor. Que no Espírito Santo tem pães deliciosos, é indiscutível, mas o que você talvez não saiba, o melhor padeiro do Brasil é de Nova Venécia. João Carlos Butske foi eleito o Melhor Padeiro das Américas 2024 pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan), em Joinville, Santa Catarina. Agora ele concorre ao prêmio de melhor da América Latina.

Butske está no campeonato mundial da International Union of Bakers and Confectioners, que será realizado este ano em São Paulo. A trajetória do chef é marcada pelo pioneirismo na introdução de técnicas de fermentação natural no Espírito Santo.

“A ficha ainda não caiu. Isso é algo novo, algo que eu nem buscava, mas eu sempre busquei fazer o melhor e o nosso trabalho está sendo reconhecido no estado, no Brasil e em nível internacional”, disse ele.

Segundo o padeiro, foi em parceria com o Sebrae que ele começou a participar de concursos e também de cursos de capacitação. “Eu mereço ganhar, porque eu me dedico e posso fazer mais por esse setor. Com o Sebrae e busquei me capacitar mais para fazer cada vez melhor”, disse.

Além de seu trabalho técnico, João se envolve em projetos sociais que unem sustentabilidade e solidariedade, como a troca de pão por materiais recicláveis. Ele também trabalha com instituições, ensinando técnicas de panificação para inclusão e geração de renda.

Redação Multimídia ESHOJE