A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Adeona IX, na cidade de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, com o objetivo de combater crimes de divulgação de abuso sexual infantil na internet. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara do Juiz das Garantias da 2ª Região, com sede em Guarapari.
A investigação apura a prática de crimes relacionados à venda, ao compartilhamento e ao armazenamento de material de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento desse tipo de conteúdo ilícito.
De acordo com a Polícia Federal, o suspeito teria armazenado cerca de 150 arquivos, entre imagens e vídeos, contendo registros de abuso sexual infantil. Na residência alvo da operação, foram apreendidos dois aparelhos celulares, um SSD e um pen drive, que passarão por análise pericial para confirmação do material.
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado na legislação brasileira, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para caracterizar situações envolvendo crianças e adolescentes em contextos sexuais, a comunidade internacional recomenda o uso das expressões “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade e a violência impostas às vítimas.
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto fora dele. O diálogo sobre riscos online, o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças de comportamento, são medidas consideradas essenciais. A prevenção e a informação seguem sendo as principais ferramentas para garantir a segurança e o bem-estar dos menores.
