Onça-parda passeia em ruas do Espírito Santo e é encontrada em garagem; veja

Animal circulou no centro de Iconha antes de se abrigar em edifício residencial; ação mobilizou Polícia Ambiental e Defesa Civil

Rio de Janeiro

Uma onça-parda foi resgatada na manhã desta sexta-feira (2) no centro de Iconha, município localizado no sul do Espírito Santo. O animal foi encontrado por moradores dentro da garagem de um prédio residencial, onde se escondeu no banheiro do imóvel após circular livremente por ruas da cidade.

A ação mobilizou equipes da Polícia Militar, do Batalhão Ambiental e da Defesa Civil.

A imagem mostra um felino, possivelmente um puma, dentro de uma gaiola com uma grade metálica. O animal está com a boca aberta, parecendo estar vocalizando ou rugindo. Sua pelagem é de cor dourada e ele está posicionado de forma que seu corpo e cabeça são visíveis através das barras da gaiola.
Após o resgate, a onça-parda foi levada à sede da 4ª Companhia do BPMA em Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Divulgação/BPMA-ES

De acordo com a Polícia Militar, o felino foi visto por volta das 5h andando pelas ruas do centro. Moradores registraram a onça circulando pela rua Muniz Freire, uma das principais do município.

A PM foi acionada para atender a ocorrência e enviou uma equipe. Após ouvir os relatos de moradores, os agentes constataram que a onça havia se refugiado no banheiro da garagem do prédio. Uma pessoa que mora no edifício disse que o portão estava fechado, mas uma brecha possibilitou a entrada do animal.

A Defesa Civil municipal foi chamada para dar apoio à operação, e o BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) mobilizou uma equipe especializada para realizar a captura do felino. A área foi isolada pela guarnição. Segundo as equipes, a ação foi concluída por volta de 7h45, sem ferimentos à onça ou aos agentes envolvidos.

Após o resgate, o animal foi encaminhado à sede da 4ª Companhia do BPMA, onde recebeu atendimento de um médico veterinário do Instituto Federal do Espírito Santo.

Ainda segundo a PM, o felino será reintegrado à natureza em local indicado por técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A imagem mostra uma rua à noite com um cachorro caminhando na calçada. Há dois carros estacionados, um branco e um prata, e uma loja ao fundo com vitrines iluminadas, exibindo diversos produtos. Fios elétricos estão visíveis na parte inferior da imagem.
Onça-parda é flagrada andando nas ruas do centro de Iconha, no sul do Espírito Santo – Reprodução

FONTE: FOLHA DE S. PAULO/ Aléxia Sousa