Obras de ampliação do aeroporto de Cachoeiro, ES causam problemas para moradores

Obras de ampliação do aeroporto Raimundo de Andrade, bairro aeroporto, Cachoeiro – Espírito Santo promovem transtornos de falta de água nas residências do bairro com o mesmo nome, sendo o principal a falta de água.

O projeto de investimento é da ordem de 76,5 milhões financiado pelo governo do estado, o local vai ganhar diversas melhorias estruturais e operacionais, porém as obras agravaram transtornos que vem há décadas prejudicando a qualidade de vida dos moradores que vivem nas estradas da zona rural e sofrem com a falta de água, queda de energias e obstruções de vias, que as vezes, costumam ser as únicas de passagem.

“A sensação de quem mora aqui é de abandono, de invisibilidade, parece que nunca somos vistos” como afirmado pela produtora rural Claudemira Barbosa.

Os problemas são antigos. Não há ônibus que siga realmente o trajeto, o que leva as pessoas que não tem carro, a andar 2 quilômetros através de estradas não asfaltadas e esburacadas se quiserem ir ao centro da cidade fazer compras. outro ponto muito relevante é a alta quantidade de idosos, que estão sofrendo com a falta de água. Claudemira Barbosa, de 80 anos é uma das várias idosas.

“Meu filho, eu que moro aqui desde criança nunca vi um avanço, sempre foi esse custo”. Completou Claudemira.

Essa sensação de abandono por parte das forças públicas é reforçada quando, fazem as obras para trazer o “progresso” e acabam se esquecendo de quem sempre esteve lá esperando por ele há muito mais tempo.

Além destes transtornos, outro que atormenta quem mora nessa comunidade é a falta de luz e modernização de redes de energia, que compromete muito a vida dos moradores.

“A comunidade pede que o poder público se compadeça da situação, visto que as obras estão longe de acabar e que quem a financia não parece ligar.” é o que afirma João Damião, Estudante e morador da região.

Além disso, as obras de alargamento do campo de aviação quebram o fluxo de água, resultado: uma comunidade inteira sem água encanada a mercê da boa vontade de quem pode solucionar o problema.

Outros problemas vivenciados, além da falta de água, tem quedas de energia e vias obstruídas que ligam ás estradas da zona rural. A população daquele espaço está sem esperanças e sonham com um futuro mais feliz.