![](https://folhadoes.com/wp-content/uploads/2025/02/ARTE-DA-CAPA-DA-MATERIA-DO-SITE-1000-x-750-px-40-3.jpg)
A partir deste domingo (16), o Terminal Ibes, em Vila Velha, passará por reformas estruturais que irão impactar diretamente o atendimento das linhas de transporte coletivo que operam no local. Durante o período de obras, algumas linhas serão remanejadas e novas rotas serão criadas para garantir a continuidade do serviço.
Alterações nas linhas
Uma das principais mudanças é a remoção da linha 507 (T. Laranjeiras / T. Ibes, via Terceira Ponte / Reta da Penha) da plataforma do terminal, que será direcionada para o Terminal Vila Velha. A partir de agora, a linha seguirá como T. Laranjeiras / T. Vila Velha, via Terceira Ponte / Reta da Penha. Em substituição, será criada a linha 674 (T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular), que cobrirá o trajeto deixado pela linha 507.
Além disso, doze linhas, entre as 24 que operam no Terminal Ibes, passarão a ser circulares. São elas: 580, 590, 600, 603, 604, 605, 606, 625, 633, 680, 658 e 671. Já outras dez linhas manterão a configuração atual, continuando a fazer ponto final no Terminal Ibes: 514, 516, 518, 519, 538, 586, 592, 601, 607 e 608.
Remanejamento das plataformas
Durante a primeira etapa das obras, quinze linhas (600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 625, 633, 658, 671, 580, 586, 590 e 592) serão transferidas para plataformas temporárias instaladas na Rua São Cristóvão e na plataforma dois do terminal. Sinalizações serão colocadas no local para orientar os passageiros sobre a nova localização das baias dessas linhas. A medida visa minimizar os impactos nas operações enquanto as reformas avançam.
Investimentos e melhorias
A reforma do Terminal Ibes, que conta com um investimento de R$ 20 milhões, é considerada uma etapa importante para a modernização do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória. O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou que as melhorias visam proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários, com a modernização de estruturas físicas e equipamentos.
“Estamos comprometidos em transformar o terminal em um espaço mais funcional e acolhedor, atendendo a demanda crescente de passageiros e oferecendo um serviço mais eficiente. A reforma também vai proporcionar mais acessibilidade para todas as pessoas”, afirmou Antunes.
Detalhes da reforma
Entre os itens contemplados pela reforma estão a revitalização da infraestrutura, com a troca de telhados, pisos e a renovação da fachada do terminal. Novas rampas, escadas e estruturas de acessibilidade também serão construídas. O local contará com um novo sistema de comunicação visual para orientar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, os sanitários, bicicletários e a bilheteira passarão por reforma.
A obra também incluirá melhorias no sistema de segurança, com a instalação de um projeto de proteção contra incêndios e novos elementos de conforto, como bancos, bebedouros e lixeiras.
Próximos passos
De acordo com a Ceturb-ES, outras alterações podem ocorrer ao longo das obras, que devem garantir um ambiente mais moderno e eficiente no Terminal Ibes. A expectativa é que, após a conclusão, o local ofereça um atendimento de maior qualidade e que atenda ainda melhor às necessidades dos passageiros da região.
![Confira como ficarão as linhas no Terminal Ibes a partir de domingo (16)](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Confira-como-ficarao-as-linhas-no-Terminal-Ibes-a-partir-de-domingo-16.jpg)
FONTE: ES360