Obra discute diversidade e desafios éticos no serviço social brasileiro

Especialistas revisitam a trajetória de resistência da população LGBTI+ e apontam como essas lutas se entrelaçam à construção de políticas públicas

Discutir diversidade não é apenas uma pauta identitária, mas uma questão central para compreender e transformar a sociedade. Em Diversidade Sexual e de Gênero e Marxismo, os professores doutores em Serviço Social, Guilherme Gomes Ferreira Bruna Andrade Irineu, estabelecem um debate plural, transdisciplinar e necessário sobre as vivências da população LGBTI+ e os desafios enfrentados na luta por direitos, reconhecimento e dignidade.

A obra, publicação da Cortez Editora, contribui para romper com visões que tratam gênero e sexualidade como “modismos” ou temas menores. Com base em uma perspectiva marxista, os autores expõem como as vivências e identidades dissidentes são históricas, sociais e profundamente conectadas às desigualdades estruturais.

Em vez de respostas prontas, oferecem caminhos para entender como o capitalismo molda e limita corpos, afetos e existências. As concepções de Karl Marx permitem entender que as opressões ligadas à sexualidade e ao gênero não são fruto apenas de preconceitos pessoais, mas de um sistema social e econômico que produz e mantém desigualdades.

Com um olhar atento à realidade brasileira, os especialistas revisitam a trajetória de resistência da população LGBTI+ e apontam como essas lutas se entrelaçam à construção de políticas públicas. Também jogam luz sobre os embates dentro do próprio campo do Serviço Social, em que, segundo eles, ainda há muito a avançar em termos de formação e prática profissional com base no respeito à diversidade.

Ao longo dos capítulos, percorrem temas como os fundamentos históricos do marxismo, a construção social das identidades de gênero e sexualidade, os direitos das comunidades diversas no Brasil e os conflitos éticos enfrentados por profissionais do Serviço Social. Apresentam, ainda, debates sobre práticas pedagógicas e formas de atuação crítica frente às desigualdades.

Além de conteúdo, os ativistas e assistentes sociais Guilherme Gomes Ferreira (UFRGS) e Bruna Andrade Irineu (UFMT), propõem ação. Sugestões de atividades, vídeos e reflexões que podem ser usadas em sala de aula, grupos de estudo ou espaços de formação complementam o conteúdo teórico.

Diversidade Sexual e de Gênero e Marxismo não é só um livro para quem atua no Serviço Social, mas para aqueles que buscam desenvolver senso crítico e caminhar no sentido de uma sociedade na qual todas as formas de amar, existir e resistir sejam respeitadas.

Ficha Técnica  

Título: Diversidade Sexual e de Gênero e Marxismo 
Autoria: Guilherme Gomes Ferreira e Bruna Andrade Irineu
Editora: Cortez  
ISBN: 978-65-5555-529-5
Páginas: 224
Preço: R$ 61,28 
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autoria:

Guilherme Gomes Ferreira é assistente social, Mestre e Doutor em Serviço Social pela PUCRS (RS) e, também, pelo Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente, é professor no curso de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Atua como ativista na ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, integra grupos de pesquisa como JUDIS e GEERGE, relacionados à justiça, direitos humanos e gênero. É membro do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRGS. Autor de Diversidade sexual e de gênero e marxismo, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Serviço Social, e outras obras fundamentais na área.