Novo mutirão de cirurgias de catarata já soma mais de 2 mil procedimentos oftalmológicos em 2025

Ação em parceria com o Governo do Estado amplia acesso a procedimentos oftalmológicos e devolve autonomia e qualidade de vida aos pacientes.

- Crédito de foto: Secom.


O Hospital Geral de Linhares (HGL) realiza, de sexta-feira (15) a domingo (17) mais um mutirão de cirurgias de catarata. A expectativa da equipe oftalmológica é atender 150 pacientes por dia, previamente agendados, de Linhares e outras cidades do norte do Espírito Santo.


Esta é mais uma ação em parceria com o Governo do Estado que busca ampliar o acesso a cirurgias eletivas. Muitos dos pacientes previstos para o mutirão deveriam ser atendidos originalmente em Baixo Guandu, mas foram encaminhados para Linhares para acelerar o atendimento e garantir mais conforto e comodidade para os pacientes.

Crédito de foto: Secom



Desde abril deste ano, o HGL já realizou 1.620 cirurgias de catarata, além de 78 procedimentos de pálpebras, 14 reconstruções palpebrais e 289 cirurgias de pterígio, totalizando 2.001 procedimentos oftalmológicos nos últimos quatro meses.

“O mutirão não é apenas sobre o ato cirúrgico, mas sobre devolver a capacidade de enxergar e, com isso, dar autonomia, dignidade e mais qualidade de vida aos pacientes. Os mutirões que realizamos rotineiramente reforçam o compromisso do prefeito Lucas Scaramussa em ampliar o acesso à saúde de forma descentralizada, com foco nas necessidades reais da população e na retomada da autonomia e bem-estar das pessoas atendidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.


A diretora-geral do HGL, Clézia Martteli explicou que com triagem, exames e cirurgia realizadas no mesmo dia, a estratégia busca agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento, além de garantir o acesso gratuito e humanizado à saúde visual. 


“Cada cirurgia de catarata que realizamos significa devolver a luz aos olhos de alguém. É mais do que um procedimento médico, é resgatar a independência e a esperança dessas pessoas”, disse.


O mutirão acontece no centro cirúrgico do HGL e conta com equipes médicas e de enfermagem especializadas, garantindo atendimento seguro e humanizado.

FONTE: PREFEITURA DE LINHARES