
A nova frota de trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que conecta Cariacica a Belo Horizonte, começa a circular esta semana em operação assistida. Com 34 novos vagões, a frota entrará em fase de testes intercalada com a frota atual, e a partir de 2026, as viagens serão ampliadas com novos horários, especialmente durante os meses de alta temporada.
Esses vagões fazem parte de um processo de renovação antecipada da ferrovia, com concessão até 2057, e os testes iniciaram em agosto do ano passado. De acordo com a Vale, esta etapa visa avaliar a performance operacional e aprimorar a experiência de viagem dos usuários.
Além disso, estudos estão sendo realizados para definir os novos horários e pontos de parada, com a previsão de duas viagens diárias durante a alta temporada. Para João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a nova frota representa um avanço significativo na operação ferroviária, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros, com recursos como elevadores e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida.