
Por Thamiris Guidoni
O Museu Vale e o Instituto Cultural Vale lançaram a nova edição do Edital Museu Vale Apoia, voltado à valorização da cultura popular capixaba. A iniciativa vai contemplar 40 artistas, mestres da cultura e coletivos de qualquer município do Espírito Santo, com prêmios individuais de R$ 10 mil, totalizando R$ 400 mil em recursos para a produção cultural regional.
Realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o edital contempla propostas em diversas linguagens artísticas, como artes visuais, música, dança, festejos e celebrações. A seleção será conduzida por um comitê técnico formado por profissionais especialistas e representantes do estado.
As inscrições estão abertas até 29 de setembro e podem ser feitas de duas formas: online, com o preenchimento do formulário disponível no site www.museuvale.org e envio de documentos até as 23h59 do último dia; ou via WhatsApp, por meio do número (27) 99277-4474, com vídeo, foto e documentação. Em ambos os casos, não há envio de e-mail de confirmação — a inscrição será considerada válida somente após o envio completo dos materiais.
Nesta quarta edição no Espírito Santo, o Apoia já beneficiou cerca de 120 projetos em 37 municípios, incluindo espaços culturais, bandas de Congo, grupos de teatro, companhias de dança, artesãos, comunidades quilombolas e iniciativas de artes circenses. A ação reforça o compromisso do Instituto Cultural Vale com a diversidade de agentes culturais, ampliando o acesso a recursos e fortalecendo expressões tradicionais.
São quatro edições regionais do Apoia, realizadas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará, por meio dos centros culturais que integram o Instituto Cultural Vale.
“O Apoia é uma ferramenta de valorização da cultura popular, e no Espírito Santo, reconhece e valoriza saberes, práticas e linguagens que fazem parte da identidade capixaba. Ao facilitar o acesso ao incentivo, buscamos ampliar o protagonismo de artistas e coletivos que atuam diretamente em seus territórios”, ressalta Claudia Afonso, diretora do Museu Vale.
FONTE : ES BRASIL