
Uma mulher precisou passar por um procedimento incomum para recuperar a orelha, que havia sido arrancada após ela sofrer um acidente de trabalho em uma fábrica em Jinan, na China. Para que o órgão fosse reimplantado na posição original, os médicos do Hospital Shandong Qianfoshan optaram por fixar, temporariamente, a orelha no pé direito da paciente.
De acordo com informações do Mirror, a técnica, conhecida como “enxerto heterotópico”, foi necessária porque os vasos sanguíneos ao redor da orelha estavam “severamente danificados”, impossibilitando a reimplantação imediata.
“A região do pé possui pele mais fina e vasos sanguíneos compatíveis, o que permitiu manter a circulação adequada no tecido da orelha”, explicou o médico Qiu Shenqiang, responsável pelo tratamento. Embora o “enxerto heterotópico” seja utilizado em microcirurgias, raramente é aplicado em casos de reimplantação de orelhas.
Durante os cinco meses em que ficou com a orelha implantada nos pés, a paciente precisou proteger cuidadosamente o enxerto, usando sapatos largos e mantendo atividades físicas leves para não comprometer o “crescimento parasitário” da orelha. Após esse período, os cirurgiões conseguiram transplantar o órgão de volta à sua posição natural.
Ainda, conforme o jornal britânico, a paciente ficou emocionada quando os pontos foram removidos e agradeceu à equipe médica pelo trabalho meticuloso realizado na reimplantação.
FONTE: O TEMPO
