‘MPES nas Comunidades’ leva orientação e atendimento direto aos cidadãos de Cachoeiro-ES

Primeira edição do projeto “MPES nas Comunidades” leva atendimento jurídico e serviços gratuitos aos moradores de Cachoeiro de Itapemirim.

Para estar cada vez mais público e próximo da sociedade, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) atendeu os cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim na manhã deste sábado (23), na primeira edição do Projeto “MPES nas Comunidades”.  A iniciativa buscou levar a instituição para mais perto das pessoas, reafirmando a missão institucional de defesa dos direitos da população.

O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor Deusdedit Baptista, no bairro Coramara, das 8h às 12 horas, e contou com a participação de 9 Promotores de Justiça que ofereceram atendimento e orientações jurídicas às pessoas que compareceram ao local.

Esta primeira edição do projeto foi direcionada especialmente aos moradores dos bairros Coramara, Gilson Carone, Luiz Tinoco da Fonseca e Waldir Furtado, mas aberta a todos os cidadãos.

Os atendimentos foram registrados no MPES e os serviços que não foram concluídos neste sábado terão continuidade na Promotoria de Justiça.

Auxílio

A Promotora Glaucia Borges Valadão, uma das idealizadoras do projeto, salientou o objetivo do MP nas Comunidades de aproximar a Promotoria de Justiça da população.  “É uma forma de levar para mais perto da sociedade as informações sobre a atuação ministerial, bem como auxiliar o cidadão em causas mais urgentes, em parceria com outros órgãos públicos”, afirmou.

A Coordenadora da Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, Promotora de Justiça Juliana Ortega Tavares, observou também que a iniciativa permite o contato mais direto com as demandas das comunidades. “Apresentamos todas as áreas de atuação ministerial para que a população entenda as funções do órgão, se sinta acolhida e tenha uma aproximação ainda mais efetiva com o Ministério Público.”

Presenças

Prestigiaram o projeto, representando a administração do Ministério Público, a Coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF) do MPES, Procuradora de Justiça Edwiges Dias; a Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), Promotora de Justiça Sabrina Machado Fajardo; e a Coordenadora do Núcleo de Atuação no Direito das Famílias (NUFAM), Promotora de Justiça Maria Zumira Bowen.

A Dirigente e as Coordenadoras também orientaram os cidadãos sobre assuntos referentes as suas respectivas áreas de atuação no MPES.

Atendimento à comunidade

Durante o evento, os Promotores de Justiça estiveram distribuídos conforme a área de atuação. As tendas e salas de aula foram organizadas mediante a especificidade de cada serviço, permitindo que as demandas fossem acolhidas e solucionadas de forma eficiente.

A Secretária Municipal de Saúde disponibilizou postos com profissionais habilitados para vacinação. Os participantes também puderam consultar o Procon Municipal e receber orientações de projetos institucionais do MPES, como o Projeto “Meu Pai tem Nome”, que possibilita o reconhecimento de paternidade, a regularização do registro civil e a formalização de acordos de guarda, convivência e alimentos sem a necessidade de processo judicial.

Também foram apresentadas informações sobre fraudes bancárias e rotulagem nutricional dos alimentos embalados, na área dos direitos do consumidor, coleta seletiva e triagem adequada dos resíduos e cuidados com animais domésticos, na esfera do meio ambiente e defesa dos direitos dos animais, entre outros temas.

Estrutura sanitária e área infantil com palhaços e animadores foram providenciadas para garantir conforto, segurança e bem-estar de todos os participantes ao longo do evento.

Apoio

O MPES realizou a ação com o apoio do Instituto Verus, dedicado à proteção animal; da Unimed Sul Capixaba e do Sicoob Credirochas Sul, que forneceram materiais e itens de consumo para o evento; e do município de Cachoeiro de Itapemirim, por meio das Secretarias de Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Social e do Procon Municipal.

Também apoiaram o evento a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (FAMMOPOCI) e as associações de moradores dos bairros. 

FONTE: MPES