
Morreu nesta quarta-feira (16), aos 83 anos, Vera Maria Simoni Nacif, ex-secretária de Ação Social do Espírito Santo e socióloga. Vera foi uma defensora incansável das políticas sociais no estado e trabalhou em vários cargos do governo capixaba.
Trajetória e Legado
Vera atuou como secretária de Ação Social na gestão do ex-governador Paulo Hartung, entre 2015 e 2018. Sua contribuição para as políticas públicas sociais e defesa dos direitos humanos no Espírito Santo foi destacada por Hartung, que lembrou sua amizade e generosidade.
Reações
O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias em reconhecimento à trajetória e legado de Vera. “Recebi com tristeza a notícia da morte de Vera Nacif, uma das grandes vozes em defesa das políticas sociais no Espírito Santo”, disse Casagrande.
A Arquidiocese de Vitória, onde Vera foi membro da Comissão Justiça e Paz (CJP) de 1978 a 1989, também lamentou sua morte. “Deixamos nosso agradecimento pelos serviços prestados por ela, que presidiu a CJP e foi lembrada por suas iniciativas e defesa dos mais enfraquecidos”, destacou a Arquidiocese.
Causa da Morte
A causa da morte de Vera não foi divulgada. Sua morte foi lamentada por autoridades e organizações que trabalharam com ela, que destacaram sua contribuição para a defesa dos direitos humanos e políticas sociais no Espírito Santo.