
A preocupação dos moradores do bairro Vista da Serra, em Colatina, voltou a crescer. Além do risco contínuo de desabamento que atinge a região há meses, crianças e jovens têm circulado pelo local afetado, colocando-se em perigo e despertando o alerta da comunidade.
De acordo com relatos enviados ao Portal ES FALA, grupos de meninos e meninas têm se embrenhado na mata próxima ao barranco que cedeu, para brincar ou explorar a área, sem qualquer tipo de proteção ou supervisão. O medo é de que ocorra um novo deslizamento ou acidentes com animais silvestres, que voltaram a aparecer na região.
“Resolvi entrar em contato com o ES FALA porque sempre passo próximo ao local e vejo crianças entrando nesse lugar que há poucos meses foi cenário de um desastre. Imagine se ocorre novamente um desabamento com pessoas lá dentro?”, relata uma moradora preocupada.
A reportagem recebeu um vídeo feito por jovens da comunidade, em que aparece uma cobra de tamanho considerável enrolada em um pássaro, durante o processo de alimentação. As imagens circularam rapidamente nos grupos de mensagens locais, aumentando o alerta entre os moradores sobre o perigo de animais peçonhentos e a falta de segurança no entorno do barranco.
“Essa semana estava passando pelo local e vi duas crianças — creio que não tinham nem 10 anos — descendo o barranco. Fiquei preocupado e pensei: será que os pais sabem o risco que os filhos estão correndo?”, questionou um comerciante do bairro.
Moradores pedem que a Prefeitura de Colatina e os órgãos competentes adotem medidas urgentes, como a instalação de placas de advertência, barreiras físicas e fiscalização periódica no local, para evitar que pessoas continuem acessando a área de risco.
“Queremos apenas que o poder público sinalize o perigo e impeça o acesso. As crianças não têm noção do risco, e pode acontecer uma tragédia”, reforça uma moradora.
A área no Vista da Serra já foi alvo de denúncias anteriores devido ao risco de deslizamentos e à falta de obras definitivas de contenção. Até o momento, não há isolamento efetivo no trecho onde ocorreu o desabamento.
O Portal ES FALA deixa o espaço aberto para que a Prefeitura de Colatina e os órgãos de defesa civil se manifestem sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança dos moradores da região.
FONTE: ES FALA