Meu gato está doente? Saiba como identificar sinais

É preciso estar sempre alerta a diversos sinais para saber como identificar se o seu gato está doente e pode ser preciso fazer algo.

Ao contrário dos cães, por exemplo, os gatos são conhecidos por terem uma natureza mais independente e serem mais reservados. Por conta disso, pode acontecer de eles acabarem não demonstrando tanto quando estão com algum problema de saúde. Assim, fica a dúvida para os tutores: como saber se o gato está doente?

“Na maioria das vezes, só notamos que algo está errado quando o quadro já está mais grave. Os primeiros sinais de que algo não vai bem são sutis e podem facilmente ser confundidos com um leve desconforto ou um ‘dia ruim’ do animal”, explica Marina Tiba Médica-veterinária e Gerente de Produto da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal.

O problema é que, com esse diagnóstico tardio, fica mais difícil ter sucesso no tratamento das doenças. Por isso, é importante saber quais os pequenos sinais que os animais demonstram no início de algumas doenças, para reconhecê-los mais rapidamente.

A seguir, confira os sinais que te ajudam a saber se o gato está doente e como ajudá-lo:

Esconder-se com frequência

Embora os gatos sejam conhecidos por se esconderem em busca de descanso ou privacidade, quando começam a passar mais tempo escondidos que o normal isso pode ser um indicativo de dor, desconforto, estresse ou medo. Situações como dores crônicas, infecções ou até mesmo problemas emocionais, como ansiedade, podem levar o gato a se isolar.

Mudança no uso da caixa de areia

Nunca se esqueça de observar a caixa de areia do seu gato. Afinal, é a partir dela que você vai conseguir notar muitos sinais sobre a saúde do animal. Alterações como a ausência de urina ou fezes, devem chamar a sua atenção, assim como se o gato começar a urinar fora do local designado.

Dificuldade de locomoção e mudança de comportamento

Os gatos são ágeis e conhecidos por suas habilidades físicas, como saltar grandes alturas. Quando o felino começa a evitar pular sobre móveis ou apresenta dificuldade para andar, saltar ou correr, isso pode ser um indicativo de problemas no sistema locomotor (ossos, músculos, articulações) ou no sistema neurológico.

Isso pode incluir condições como artrite, comum em gatos mais velhos, ou problemas neuromusculares. Observar se o gato evita locais altos ou prefere ficar no chão é uma boa maneira de identificar essas mudanças.

Negligência com a higiene

Como muitos sabem, os gatos são famosos por serem bastante limpos e se lamberem para manter o pelo em boas condições. Assim, se o pet começar a ficar sujo, pode haver algo errado, como uma dor que dificulte seus movimentos ou mesmo problemas como estresse e depressão.

Agressividade repentina

Mudanças bruscas de comportamento, como agressividade em um gato normalmente dócil, podem ser sinais de dor ou desconforto. Doenças que afetam articulações, dentes, ou até o sistema digestivo podem causar dor suficiente para que o gato reaja de forma mais agressiva. Além disso, distúrbios neurológicos também podem provocar mudanças comportamentais.

FONTE: ALTO ASTRAL