Messias Donato cobra explicações do governo Lula sobre fraudes bilionárias no INSS

Deputado federal Messias Donato -

O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protocolou um requerimento cobrando explicações da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelado pela “Operação Sem Desconto”, da Polícia Federal em parceria com a própria CGU. A investigação aponta que aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos em seus benefícios, sem qualquer autorização, resultando em um prejuízo superior a R$ 6,3 bilhões.

O parlamentar criticou duramente a falta de fiscalização do governo Lula sobre o sistema previdenciário e apontou responsabilidade direta do ministro da Previdência, Carlos Lupi. “Esse escândalo mostra o completo abandono da gestão sobre o INSS. Enquanto o ministro Lupi ocupa seu tempo com articulações políticas, aposentados são saqueados todos os meses”, afirmou Donato.

Segundo ele, há indícios de envolvimento de entidades sindicais no esquema, muitas das quais possuem ligações políticas com o atual governo. “É inadmissível que o governo feche os olhos para fraudes que beneficiam aliados enquanto sacrifica os mais vulneráveis”, disse o deputado.

No requerimento, Donato exige o envio de informações detalhadas sobre as investigações, incluindo dados técnicos, operacionais e a discriminação anual das perdas. Ele reforçou que continuará pressionando por transparência e responsabilização: “O Brasil precisa saber quem lucrou com essa vergonha”.