Menina autista de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza

Criança correu em direção à borda do penhasco; o local da queda, segundo os bombeiros, é uma área sem qualquer tipo de cerca de proteção

Uma tragédia marcou a tarde desta quinta-feira (10) no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Uma menina de 11 anos, identificada pelo governador Eduardo Leite (PSD) como Bianca, foi encontrada sem vida cerca de 10 horas após cair de um mirante no parque, um dos pontos turísticos mais visitados da região.

A criança, que estava com os pais, turistas de Curitiba (PR), caiu de uma altura de aproximadamente 70 metros por volta das 13h30. De acordo com o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina, que tinha transtorno do espectro autista, correu em direção à borda do penhasco quando a família se deslocava para sentar em um banco. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda.

O local da queda, segundo os bombeiros, é uma área sem qualquer tipo de cerca de proteção. “Queda na parte central e meio do penhasco, não há vegetação”, descreveu o Corpo de Bombeiros de Canela.

Resgate

Equipes dos pelotões de CanelaGramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, foram mobilizadas para o resgate. Um drone ajudou a localizar o corpo da criança por volta das 17h30. No entanto, devido às más condições climáticas, o resgate aéreo não foi possível, obrigando os bombeiros a descer por cordas até o local.

Somente às 23h as equipes conseguiram acessar o ponto exato da queda, onde confirmaram o óbito da menina. O Corpo de Bombeiros lamentou a morte e prestou solidariedade à família (veja nota abaixo). Após o resgate, a responsabilidade pela investigação e demais procedimentos foi repassada à Polícia Civil e ao Instituto Geral de Perícias (IGP).

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Eduardo Leite expressou pesar pelo acidente e agradeceu o trabalho das equipes de resgate. “Quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente, nesse momento, sente uma dor imensa, uma perda irreparável”, declarou.

Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, postou nota sobre o assunto em suas redes sociais:

“Com profunda tristeza recebi a notícia do falecimento da menina que caiu no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, uma Unidade de Conservação do ICMBio. Equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio de profissionais do ICMBio, trabalharam intensamente no resgate durante o dia, mas infelizmente a encontraram sem vida.

Como se faz inteiramente necessário, em nota, o ICMBio informou que está à disposição das autoridades competentes para cooperar com a investigação sobre o caso.

Ao pai, à mãe e seus dois irmãos, com quem ela visitava o Parque, meus sentimentos e o mais profundo pesar pela perda tão precoce. Que Deus possa dar suporte e sustentação a família neste momento de dor e irreversível perda.”

Administradora do parque

A administradora do parque, a concessionária Urbia, informou que concentrou seus esforços em dar suporte às autoridades e à família da vítima. “Outras informações serão repassadas assim que possível”, disse em nota (veja abaixo).

O Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul. É conhecido por trilhas, mirantes e pela vista privilegiada da paisagem natural da região, mas carece de estruturas de segurança como grades de proteção em alguns pontos críticos.

Acidentes recentes na Serra Gaúcha

Este é o terceiro acidente grave registrado em atrações turísticas da Serra gaúcha nos últimos dias. No sábado (5), um casal de idosos morreu após um acidente no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula. Já na quarta-feira (9), um adolescente uruguaio de 13 anos caiu de um brinquedo no Alpen Park, em Canela, e precisou passar por cirurgia.

As ocorrências reacendem o debate sobre segurança em pontos turísticos da região, especialmente em locais de grande movimentação de visitantes e crianças.

Nota do Corpo de Bombeiros

“Hoje quinta-feira dia 10 de Julho por volta das 13:30hs o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de uma ocorrência no Cânion Fortaleza em Cambara do Sul, onde uma menina teria caído da borda do cânion em direção ao precipício. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado deslocaram ao local e prontamente outra equipe do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre juntamente com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar deslocaram para apoio. Por volta das 17:30hs com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda, de imediato as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido as condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite a dentro e próximo das 23h chegaram até a vítima que infelizmente já estava sem vida. Agora as equipes efetuam a ascensão do cânion, para finalização dos trabalhos de resgate no local, dando início em seguida os tramites da Policia Civil e Instituto Geral de Perícias.

O Corpo de Bombeiros Militar lamenta com profundo pesar o ocorrido e presta sua solidariedade aos familiares.”

Nota da Urbia

“A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza, nesta quinta-feira (10), e presta suporte à família no local. Outras informações serão repassadas assim que possível.”

FONTE: REVISTA FORUM