
A redação do Folha do ES teve acesso a dois boletins de ocorrência que descrevem o suposto desvio de conduta de Nilo Locatelli, secretário de governo, Agildo Costa, secretário de desenvolvimento rural, e Alex Sartori, chefe do gabinete da vereadora Kécia Bassetti.
O primeiro boletim data de 2023, ocasião em que uma empregada doméstica da avó do secretário Nilo Locatelli o acusa de ter tocado sua região genital e nádegas. Após ter relatado o ocorrido para a avó do secretário, esta teria sugerido que a empregada se demitisse, o que ocorreu logo em sequência.
O segundo boletim de ocorrência já é deste ano. Nele, a denunciante, que trabalhava em cargo comissionado, relata que era coagida pelo secretário Agildo Costa a “ficar disponível até às 22h” e aos sábados. Num desses sábados, Agildo teria pedido que a funcionária o acompanhasse a um supermercado e a uma distribuidora de bebidas, com intuito de comprar carne e cerveja para um churrasco. A funcionária diz que durante o trajeto, Agildo tentou beijá-la.
A mesma funcionária relata também ter sofrido assédio por parte de Alex Sartori, então subsecretário na mesma pasta. Ela conta que o servidor costumava “chegar perto de seu pescoço para cheirar” e lhe mandava mensagens frequente com “cantadas”, das quais a funcionária se esquivava. Ao reclamar da postura de Alex com Agildo, este teria desdenhado e dito que “só ele podia”.
Em uma postagem na rede social Facebook, o cidadão Alberto Polack cobra o prefeito Renzo Vasconcelos e denuncia a exoneração de sua esposa, Ludmila Balista Berti, após ele ter ajudado uma das vítimas. Ele conta que a exoneração aconteceu no mesmo dia que ele esteve junto da suposta vítima, que trabalhava na pasta de Desenvolvimento rural, na procuradoria para apuração dos fatos.
O cidadão ainda relata que o caso foi levado, inicialmente, ao secretário de governo, Nilo Locatelli (já mencionado anteriormente nesta matéria), que questionou “o que a mulher queria que ele fizesse”.
- A redação do Folha do ES entrou em contato com a Prefeitura de Colatina, que até o fechamento desta matéria, não respondeu. O espaço está aberto para que todos os envolvidos procurem a Redação do Folha do ES para prestar suas versões dos fatos.
Clique aqui para acessar o Boletim de Ocorrência contra Nilo Locatelli
Clique aqui para acessar o Boletim de Ocorrência contra Agildo Costa e Alex Sartori