
Três pessoas foram presas em flagrante, na manhã desta quarta-feira (23), durante operação da Polícia Federal contra uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas que atua, principalmente, em Colatina, Noroeste do Espírito Santo. Duas prisões ocorreram naquela cidade e uma na Serra, na Grande Vitória.
No total, foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão nos dois municípios, deferidos pela 1ª Vara Criminal de Colatina.
De acordo com as investigações, a facção, conhecida como “Tropa do Urso”, tem ligação direta e recebe orientações de lideranças capixabas escondidas no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que sofre com a atuação do Comando Vermelho.
Do estado carioca, são dadas ordens para o tráfico e até homicídios, enviadas em tempo real por WhatsApp, segundo a polícia.
O trabalho da PF começou depois da apreensão de celulares de integrantes da facção, em fevereiro deste ano. A análise dos dados revelou um esquema criminoso com uso excessivo de violência e envolvimento em homicídios.
A Operação Wyoming foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), com objetivo de desarticular o grupo criminoso.
A força integrada é formada por integrantes da Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
FONTE: ANA ELISA BASSI – G1