
Com a chegada de março, a conscientização sobre o câncer de intestino ganha força no Espírito Santo por meio da campanha Março Azul. A iniciativa, promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Com o lema “Chegou a hora de salvar a sua vida. Previna-se contra o câncer de intestino”, a campanha visa reduzir os impactos de uma das formas mais comuns e letais de câncer no mundo. A gastroenterologista e coordenadora estadual da campanha, Dra. Roseane Bicalho, alerta que a doença é silenciosa e muitas vezes detectada apenas em estágios avançados, o que reduz as chances de cura.
Casos no Brasil e no ES
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam cerca de 45 mil novos casos de câncer de intestino por ano no Brasil. No Espírito Santo, a projeção é de 610 novos casos anuais entre 2023 e 2025. A prevenção é considerada essencial, especialmente para homens e mulheres a partir dos 45 anos.
Simpósio e jornada de prevenção
O lançamento oficial da campanha será no dia 13 de março, com o I Simpósio Multidisciplinar de Prevenção Primária do Câncer de Intestino, no auditório da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), em Bento Ferreira, das 17h às 21h. O evento abordará fatores de risco e medidas preventivas, como alimentação saudável, prática de atividades físicas e controle de doenças metabólicas.
Nos dias 14 e 15 de março, ocorre a VII Jornada de Prevenção do Câncer Colorretal e o II Simpósio Estadual de Câncer de Reto e Tumor Board em CCR, no auditório do Hospital da Polícia Militar. O evento contará com especialistas nacionais discutindo avanços no diagnóstico e tratamento da doença.
Mutirão de colonoscopia e ações sociais
Com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), um mutirão de colonoscopia será realizado no dia 28 de março no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Maruípe. Durante o mês, também serão promovidas ações educativas em ambulatórios e clínicas privadas.
No dia 29 de março, acadêmicos de medicina e profissionais da saúde farão uma campanha de conscientização em shoppings de Vitória e Vila Velha. A programação se encerra no dia 30 de março com uma ação social na Praia da Guarderia, onde serão oferecidos serviços gratuitos de orientação médica, nutricional e de fisioterapia, além de aferição de pressão arterial e glicose.
Prevenção e sinais de alerta
O câncer de intestino pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis e exames regulares. O principal exame é a colonoscopia, recomendada a partir dos 45 anos, ou antes, para quem tem histórico familiar da doença. A detecção precoce pode evitar que lesões precursoras evoluam para tumores malignos.
Os sintomas incluem alteração no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, dor abdominal persistente, perda de peso sem explicação, anemia e fadiga. “Infelizmente, muitos casos só são diagnosticados em estágios avançados, quando o tratamento é mais complexo. O diagnóstico precoce é essencial para reduzir a mortalidade e aumentar as chances de cura”, destaca a Dra. Roseane Bicalho.
Programação da Campanha Março Azul 2025
- Abertura da campanha com o I Simpósio Multidisciplinar: No dia 13 de março, das 17h às 21h, no auditório da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), em Bento Ferreira.
- VII Jornada de Prevenção do Câncer Colorretal e II Simpósio Estadual de Câncer de Reto e Tumor Board em CCR: Nos dias 14 e 15 de março, no Auditório do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira.
- Mutirão de Colonoscopia: Dia 28 de março, no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Maruípe.
- Conscientização nas ruas e ações sociais: Exposição de banners informativos em serviços de saúde públicos, além de distribuição de panfletos em clínicas privadas parceiras da campanha Março Azul, durante todo o mês de março, e, no dia 29 de março, nos shoppings de Vitória e Vila Velha e ação social na Praia da Guarderia no dia 30 de março, com orientações médicas, nutricionais e fisioterápicas, além de aferição de pressão arterial e medição de glicose.
FONTE: ES360