
A costa do Espírito Santo deve enfrentar um fim de semana de mar agitado devido à intensificação dos ventos e à passagem de ciclones extratropicais. De acordo com especialistas, as ondas podem alcançar entre 2,0 e 2,5 metros, especialmente no domingo (6), afetando toda a faixa litorânea capixaba.
O fenômeno é impulsionado por dois sistemas meteorológicos distintos. De acordo com o Climatempo, o primeiro é um ciclone extratropical menor, que se forma na costa do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3), mas sem impactos significativos na região. Já o segundo, um grande ciclone extratropical que avança pela costa da Argentina nesta quinta-feira (4), gera forte agitação marítima e grandes ondas que devem atingir o litoral brasileiro nos próximos dias.
Além disso, um sistema de alta pressão atmosférica, que se desloca do interior da Argentina para o litoral do Uruguai entre os dias 4 e 5 de abril, contribuirá para o aumento da intensidade dos ventos na Região Sudeste. A expectativa é que, na sexta-feira (4), a intensificação dos ventos aconteça com a chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
ESPÍRITO SANTO: SÁBADO
No Espírito Santo, a elevação do mar começa a ser notada no sul do estado na noite de sábado (5). No domingo, a agitação marítima se espalha por todo o litoral capixaba, com ondas que podem atingir picos de até 2,5 metros. A condição de mar revolto deve persistir também na segunda-feira (7), exigindo atenção especial de pescadores e banhistas.
Ainda conforme o Climatempo, há recomendação de cautela, especialmente para embarcações de pequeno porte e praticantes de esportes aquáticos. O alerta é para evitar áreas de risco e acompanhar atualizações meteorológicas para prevenir acidentes. Órgãos de defesa civil e monitoramento marítimo seguem acompanhando a evolução do cenário nos próximos dias.
FONTE: SIM NOTÍCIAS