Maior grupo do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025 embarca nesta sexta-feira (23)

Estudantes de várias regiões do país seguem para destinos no exterior para vivência cultural e acadêmica

O segundo grupo de estudantes do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025 embarca nesta sexta-feira (23). Com 200 alunos, este é o maior grupo já contemplado na história do programa, que selecionou 350 estudantes nesta edição. O objetivo faz parte da política de internacionalização da educação pública capixaba, coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

Desta vez, 40 estudantes viajam para os Estados Unidos, com destinos em Saint Petersburg e San Diego. Outros 60 seguem para o Canadá, em Toronto e Vancouver. Além disso, 85 alunos embarcam para a Inglaterra, nas cidades de Cambridge, Canterbury, Brighton, Worthing e Bournemouth. Por fim, 15 estudantes seguem para Buenos Aires, na Argentina.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o intercâmbio oferece cursos intensivos de língua estrangeira e a vivência do cotidiano e da cultura dos países de destino. “Mais do que aprender um idioma, esses jovens desenvolvem autonomia, ampliam horizontes culturais e fortalecem o protagonismo juvenil. Além disso, o intercâmbio amplia suas perspectivas acadêmicas e profissionais”, destacou.

O programa cobre integralmente todos os custos da viagem, incluindo curso, passagens aéreas, acomodação e auxílio financeiro. Esse auxílio é dividido em quatro parcelas de US$ 400, sendo a primeira liberada antes do embarque para compra de roupas, malas e outros itens necessários à viagem.

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil da Sedu atende 30 unidades em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Desde 2010, o programa funciona em parceria com o Centro Estadual de Idiomas, permitindo que os estudantes consolidem as competências adquiridas nos cursos de línguas e usem o idioma em situações sociais, culturais e profissionais.

FONTE: GOVERNO ES