Linhares cria 1,1 mil vagas formais no 1º trimestre de 2025

Os dados do Caged apontam que Linhares tem atualmente 50.671 pessoas empregadas com carteira assinada.

cidade é de Deivid Gava. Secom/Felipe Reis. -

Linhares iniciou 2025 com mercado de trabalho formal aquecido e com as empresas contratando. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (28/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o município encerrou o primeiro trimestre com um saldo positivo de 1.197 vagas com carteira assinada, ficando entre os cinco melhores resultados entre todas as cidades do Espírito Santo.

Os dados do Caged apontam que Linhares tem atualmente 50.671 pessoas empregadas com carteira assinada. O saldo trimestral, de 1.197, é a diferença entre 9.653 admissões e 8.456 demissões neste período. É importante destacar que o município apresentou saldo positivo de empregos em todos os meses do ano, e todos os setores estão em alta, da indústria ao comércio e serviços. 

O saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada neste primeiro trimestre é quase 80% superior ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2024 o saldo de empregos entre os meses de janeiro, fevereiro e março era de 691, frente as 1.197 oportunidades criadas agora em 2025.

A foto do setor indústria é da Secom/Felipe Reis.

Setores

No trimestre, o destaque no município foi para o setor de serviços com 3.236 empregos criados, seguido da indústria (2.409), comércio (2.246), agropecuária (1.131) e construção (631).

O prefeito Lucas Scaramussa destaca que o cenário positivo no mercado de trabalho em Linhares neste primeiro trimestre mostra a força do setor produtivo do Município que vêm investindo e ampliando negócios, direcionando os linharenses para melhores oportunidades de emprego e renda.

“Linhares começou o ano com o mercado aquecido, o que é um ótimo sinal e fruto da capacidade de investimento das empresas locais. Estamos de mãos dadas com o setor produtivo para incentivar a geração de emprego e a diversificação da matriz econômica, potencializando além da indústria, o nosso turismo, comércio e agricultura, o que demonstra que, juntos, estamos no caminho certo. Tenho certeza que os números continuarão positivos nos próximos meses”, disse o prefeito Lucas Scaramussa.

Apoio municipal

Linhares tem estruturado uma forte política de apoio à geração de empregos, um dos pilares do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Desenvolve + Linhares lançado no mês passado.

“Esse resultado positivo nos mostra que as ações da Prefeitura de apoio às empresas da cidade, das pequenas às grandes, estão no sentido correto e vamos fazer mais, como o trabalho de desburocratização que a Prefeitura tem feito para facilitar a abertura de micro e pequenas empresas e com isso facilitar a contratação de mais trabalhadores. O Desenvolve + Linhares foi construído com a participação efetiva do empresariado local justamente para entendermos e estarmos próximos dos desafios e oportunidades dos segmentos que movem a economia de Linhares”,  destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot.

Capacitação

Além disso, a Prefeitura vai lançar, em breve, um amplo programa de capacitação para trabalhadores e empreendedores nos mais diversos segmentos da economia, do agro à tecnologia, que irá promover cursos e preparar para o mercado de trabalho quem está em busca de oportunidades e qualificação.

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico oferece ainda uma Sala do Empreendedor, que funciona no segundo andar do Sindicato Rural de Linhares, no centro da cidade, dá o suporte a microempresários e microempreendedores individuais.

O Município também apoia e incentiva eventos de tecnologia e inovação para gerar novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

FONTE: PREFEITURA DE LINHARES