
“Venha ver a alvorada da cidade tão amada. O amanhecer é tão lindo!” Com essa declaração de amor, o silêncio da madrugada é interrompido no centro histórico de Linhares por músicos voluntários que saem pelas ruas no dia 22 de agosto. E neste ano, os 225 anos de Linhares serão marcados por outra data importante.
Violões, pandeiros e muita afinação também vão celebrar os 10 anos da tradicional Alvorada Linharense. Como parte das comemorações, será lançado no próximo dia 18 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, na Rua da Conceição, o documentário “O Legado da Alvorada Linharense“. A entrada é gratuita.

A direção é de Gibran Mafra Felix. “Todo ano toco com eles na Alvorada, como fazem 10 anos de apresentação, veio a ideia de homenageá-los com o documentário. É incrível ver a disposição de todos que participam em acordar bem cedo pra prestar essa homenagem à cidade. Sem falar nos moradores da Rua da Conceição que são sempre receptivos e cantam junto”.
As gravações começaram no ano passado durante os ensaios, os preparativos e a apresentação no dia 22 de agosto, quando é realizado o desfile cívico escolar do Município. O curta tem 20 minutos de duração e teve incentivo da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) com apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.
“Sim, vamos juntos celebrar. Esquecer tristeza e dor e enfeitar nossa cidade de amor”. Esse é mais um trecho do tema da Alvorada, música que foi composta pelo idealizador, Neemias Felix – professor aposentado, poeta, escritor e apaixonado por Linhares.
“Este documentário desperta vários sentimentos. É o reconhecimento de uma iniciativa simples, popular, e um estímulo para que continuemos a “cantar e alegrar a cidade”, como dizia Vinícius de Moraes”, destacou Neemias.
FONTE : PREFEITURA DE LINHARES