Ligeirinha, a serpente mais veloz do Brasil, esconde segredo. Entenda

A serpente foi encontrada rastejando tranquilamente em um ambiente urbano. Além de rápido, o animal é grande, podendo chegar a 2,5 metros

- Divulgação/Instituto Butantan

Um exemplar da serpente caninana (Spilotes pullatus) foi encontrado no bairro Testo Salto, em Blumenau. A cobra é considerada a espécie mais veloz do Brasil e é carinhosamente apelidada de serpente ligeirinha. O flagrante foi compartilhado nesta quarta-feira (24/9) no perfil no Instagram da Fauna Blumenau.

O animal estava rastejando tranquilamente no chão de cascalho de um ambiente urbano. No entanto, é considerado inofensivo por não possuir veneno. Isso não significa que a cobra seja dócil. Quando se sente ameaçada, costuma erguer a cabeça, achatar o pescoço e expor a língua, podendo até tentar morder.

Chegando alcançar mais de 2,5 metros de comprimento, a serpente tem coloração mesclada entre o preto e o amarelo. “A caninana é uma cobra bonita e, apesar de passar a impressão que é perigosa, ela não é”, destaca o Instituto Butantan, em nota publicada no site da entidade.

Hábitos e alimentação da serpente

A ligeirinha é nativa do Brasil e encontrada em todos os biomas brasileiros, exceto nos Pampas. Outros exemplares podem ser vistos em países da América do Sul, Central e do Norte. Versátil, ela pode viver tanto no topo de árvores quanto no solo, além de ter hábitos mais diurnos.

Seu período reprodutivo é iniciado entre o inverno e a primavera, com os ovos sendo colocados no fim da primavera e os nascimentos acontecendo entre o verão e o começo do outono.

Imagem colorida da serpente mais veloz do Brasil, a caninana - Metrópoles
Apesar de ser uma cobra grande, a caninana não possui veneno

O cardápio da caninana é baseado em mamíferos menores, porém aves, répteis e anfíbios também servem como alimentação. Como ela não tem veneno, ela morde o animal várias vezes e usa sua agilidade e força para matá-lo. A espécie é considerada importante para o controle populacional de outros animais e não representa ameaça para o ser humano.

Ao encontrar a serpente, não tente capturá-la ou matá-la. Mantenha a distância e deixe a cobra se afastar. Caso não seja possível, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Ambiental de seu município.

FONTE: METROPOLES