Lideranças petistas de todo o Brasil apoiam reeleição de Jack Rocha no comando do PT capixaba

Votação será no dia 6 de julho; nomes de peso do partido reforçam apoio à deputada federal Jack Rocha para presidência estadual da sigla

Com as eleições internas marcadas para o próximo dia 6 de julho, lideranças petistas do Brasil todo declararam apoio à reeleição da deputada federal Jack Rocha para presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) no Espírito Santo. A lista é extensa: de parlamentares a ex-ministros, além de secretários nacionais e alianças do governo Lula no Congresso, nomes como Patrus Ananias, André Ceciliano e José Guimarães fizeram questão de registrar palavras de incentivo à candidatura de sua correligionária em solo capixaba. A votação envolve filiados e filiadas, que podem renovar direções em todas as instâncias partidárias – municipais, regionais, estaduais e nacional.

Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, ressaltou a confiança que tem sobre o trabalho de Jack Rocha. “A minha convivência com Jack Rocha na Câmara dos Deputados tem sido das mais gratificantes pela sua conduta ética, pelos seus compromissos com o nosso partido, com o Espírito Santo e com todo o Brasil. Diante da sua dedicação com a vida e com a justiça social, além de toda sua competência, se eu fosse eleitor aí no nosso querido Estado, eu votaria em Jack Rocha com muita convicção. Por isso peço seu voto, seu apoio e sua solidariedade a essa grande e querida militante”, discursou em vídeo.

Ex-deputado federal e atual membro da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, na qual é secretário especial de assuntos parlamentares, André Ceciliano comemorou o fato de ter Jack Rocha como opção para comandar a sigla no Espírito Santo. “Amigos e amigas capixabas, nós apoiamos a deputada Jack Rocha para presidente do PT. Parabéns por terem a escolhido em outras ocasiões, espero que façam o mesmo agora”, pediu. José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, endossou os elogios. “Reconheço que ela é uma guerreira, uma verdadeira militante. Ela está preparada para seguir em um novo mandato”, afirmou.

Cida Gonçalves, que chefiou o Ministério das Mulheres entre 2023 e 2025, enalteceu a trajetória de luta de Jack Rocha na política. “Todo o meu apoio à querida Jack Rocha, número 380, para presidir o PT capixaba. É uma mulher combativa e comprometida com o nosso partido, com a democracia, com as mulheres e com a população negra. Peço que votem nela para que possamos fortalecer ainda mais o Partido dos Trabalhadores, valorizando o empoderamento feminino e a ideia de ter mais mulheres em cargos de liderança por todo o País”, pontuou.

Colega de Parlamento, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) comentou sobre a importância de Jack Rocha para levantar e defender pautas sociais no Congresso. “Não posso deixar de pedir voto para minha amiga Jack Rocha. Ela tem atuado muito bem na defesa do presidente Lula, nas pautas que defendemos aqui em Brasília e, sem dúvida alguma, demonstra carinho e firmeza em sua atuação pelo PT do Espírito Santo. Sempre com muito diálogo também. Então, no dia da eleição, peço que votem no número 380 para eleger Jack Rocha!”, salientou.

Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura diz que é importante garantir representatividade feminina nos espaços de poder. “Jack é uma das primeiras mulheres presidentas estaduais de partido, fruto do nosso trabalho de anos e anos em busca disso”, destacou. Denise Pessôa, deputada federal pelo PT-RS, também declarou seu apoio à Jack Rocha para seguir no comando do PT capixaba. “Jack é uma mulher de luta, de raiz. Ela representa o protagonismo das mulheres e do povo preto dentro do PT. É hora de fortalecer o nosso projeto político. Por isso votem 380”, disparou.

Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) reafirmaram o carinho e o respeito dos parlamentares petistas da mais alta patente por Jack Rocha. “No dia 6 de julho é a vez de eleger novamente, como presidente estadual da nossa sigla, a primeira deputada federal negra da história do Espírito Santo. Jack Rocha significa avanço!”, garantiu Benedita. Erika, por sua vez, diz que conviver com Jack Rocha é um privilégio. “Ela carrega a coragem de enfrentar todos os desafios à frente da consolidação da democracia e de todos os direitos. Tenho certeza que ela levará o PT rumo a novos avanços no Espírito Santo”, concluiu.

Jack Rocha, uma trajetória de sucesso na política

Jack Rocha é a 1ª mulher negra a se eleger deputada federal pelo Espírito Santo. Relatora da Lei de Igualdade Salarial, sancionada em 2023, responsável pela Secretaria da Mulher na Câmara e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Jack Rocha disputa a reeleição para presidente do PT-ES. Sua agenda de propostas fala em democratizar recursos, fortalecendo a legenda no interior; inserir a base e os movimentos sociais como protagonistas do debate público; avançar na luta pelos direitos das mulheres; combater e vencer o racismo no Brasil, além de derrotar a extrema-direita.

Em mais de duas décadas de filiação ao PT, Jack Rocha iniciou a vida pública em 2022, quando foi eleita deputada federal ao levantar a bandeira antirracista e feminista, recebendo 51.317 votos. Depois de assumir o comando do PT-ES, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de filiados do partido subiu de 24 mil, em 2020, para os atuais 32.605, em junho de 2025. Levou a sigla ao segundo turno das eleições de Vitória, conquistou duas cadeiras a mais na Assembleia e elegeu o deputado mais votado de todo o Estado.