Uma turista foi atacada por um leopardo-das-neves ao tentar tirar uma selfie em uma estação de esqui no noroeste da China. O episódio ocorreu em 23 de janeiro, no condado de Fuyun, na região de Xinjiang, e ganhou repercussão internacional nos últimos dias.
Ataque ocorreu durante descida da pista
Durante a descida de uma pista em direção ao hotel, a esquiadora se deparou com o animal. Segundo a imprensa local, o leopardo saltou de uma área de mata próxima e, logo depois, avançou em direção à turista. Nesse momento, ao tentar registrar uma foto, ela sofreu o ataque.
Testemunhas prestam socorro à vítima
Logo após o ocorrido, pessoas que passavam pelo local correram para ajudar a mulher, que então caiu na neve. De acordo com uma testemunha, a esquiadora permaneceu deitada de lado, além disso, apresentava sangramento no rosto.
Além disso, imagens que circularam nas redes sociais mostram um grupo de homens auxiliando a vítima. Nas imagens, ela vestia um macacão roxo e demonstrava dificuldade para se manter em pé. Enquanto isso, o leopardo aparece a poucos metros, caminhando pela neve.
Polícia e autoridades ambientais atuam no local
Diante da situação, moradores acionaram a polícia e encaminharam a esquiadora a um hospital da região. Posteriormente, os departamentos florestal e de segurança pública intensificaram patrulhas no local. Como resultado, as equipes adotaram medidas preventivas para evitar novos ataques.
No domingo (1º), a selfie que teria sido feita pouco antes do ataque viralizou nas redes sociais. Com isso, o caso ganhou ainda mais repercussão.
Contato com leopardos-das-neves é raro
Segundo especialistas, o contato entre leopardos-das-neves e humanos é extremamente raro. Em geral, o animal evita áreas com presença de pessoas.
De acordo com o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), a espécie vive de forma solitária. No entanto, o leopardo aparece em grupo apenas durante o período de acasalamento ou quando a fêmea cuida dos filhotes.
China concentra maior população da espécie
Além disso, o leopardo-das-neves se alimenta principalmente de herbívoros, como o carneiro-azul do Himalaia. Por isso, uma única caça pode sustentá-lo por até duas semanas.
Por fim, a organização Snow Leopard Trust informa que a China concentra a maior população mundial de leopardos-das-neves em habitat selvagem. Assim, o país ocupa mais da metade da área potencial global da espécie.
