Justiça solta suspeito de furto de café no ES por prisão ilegal

Homem foi preso dois dias após o crime, fora do período legal de flagrante; juíza destacou investigação exemplar, mas relaxou a detenção.

A Justiça concedeu liberdade a Janielington Bispo dos Santos, de 25 anos, suspeito de envolvimento no furto de 46 sacas de café em Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo. Ele havia sido preso na terça-feira (22), mas foi solto na quinta (24) após a juíza Paula Moscon considerar a prisão em flagrante ilegal, já que ocorreu dois dias após o crime, fora do prazo permitido pelo Código de Processo Penal.

A magistrada destacou que, embora a investigação tenha sido eficiente, a prisão não se enquadrava nas condições legais de flagrância. Segundo a juíza, a captura não ocorreu em perseguição imediata e, por isso, não poderia ser mantida. A decisão teve apoio do Ministério Público e da defesa, que também pediram a liberdade provisória.

O furto aconteceu na noite do domingo (20), e a carga foi recuperada após diligências das polícias Civil e Militar. O delegado do caso, Felipe Mariano, afirmou que a atuação policial foi eficaz e a carga devolvida à vítima. Já a defesa do suspeito nega sua participação no furto e alega que ele adquiriu o café sem saber da origem ilícita. A inocência será provada ao longo do processo, segundo o advogado.

Apesar da soltura, o caso continua em investigação, e Janielington responderá em liberdade.