Jura Fernandes vibra cultura e tradição em novo álbum: "Ressonância Capixaba"

Com cinco faixas, a coletânea carrega a sonoridade marcante da música popular do Espírito Santo que Jura, um dos fundadores da banda Casaca, ajudou a eternizar: a mistura de congo, reggae e rock_

A vibração segue em alta frequência na relação entre a música autoral e as tradições culturais capixabas. O músico, guitarrista e compositor Jura Fernandes, um dos fundadores da banda Casaca, lança no próximo dia 23, sábado, nas plataformas digitais, o álbum Ressonância Capixaba, o quinto autoral de sua carreira.

Com cinco faixas, a coletânea carrega a sonoridade marcante da música popular do Espírito Santo que Jura ajudou a eternizar: a mistura de congo, reggae e rock.
O álbum, com capa inspirada em um quadro do artista plástico Kleber Galvêas, terá ainda um momento especial no dia 24 de agosto*, domingo. *Jura Fernandes, ao lado de sua banda e com participação do grupo Madalenas do Jucu, apresentará o novo trabalho ao vivo*, na Barra do Jucu, em Vila Velha, no República da Barra Espaço Cultural e Bistrô”, às 15h.


A apresentação acontece durante o evento “Mercado Mix”, com início a partir das 11h, ocasião em que será comemorado também o Dia da Rendeira de Bilro da cidade canela-verde.O novo trabalho de Jura conta com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e do Governo do Espírito Santo, por meio do edital 12/23.


“Vai ser um momento de muito energia. Esse disco é aquele que simplesmente vem. Mesmo que seja essa mistura de estilos que tenho afinidade, ele saiu que como se estivesse abrindo minha mente; e eu pensei no processo de gravação em passar o mesmo sentimento aos ouvintes”, conta Jura Fernandes.  
“Cultura é o farol que ilumina o caminho”, diz um trecho do single que inicia o álbum, exatamente com o título “Abrindo Sua Mente”.


A canção conta com participação (nos vocais e na guitarra) de um dos maiores guitarrista do Espírito Santo hoje, Luan Murilho, que já acompanhou nomes como Luana Santana, Gusttavo Lima e diversos outros nomes de peso. 
Em seguida, a coletânea exibe uma regravação de “Congo-Reggae”, composição de Jura que já rodou em todos os cantos capixabas; originalmente, foi gravada pelo Casaca para o disco “No Tambor, Na Casaca e Na Guitarra”, de 2001.


A terceira faixa é uma inédita, “Congo da Maré”, feat. com as Madalenas do Jucu, grupo do bairro mais charmoso de Vila Velha (Barra do Jucu). “E no congo sagrado/Encontro a razão/De ser filho das águas/Raízes no chão”, versa a canção, que soa exuberante ao transparecer o sacramento das congadas barrenses.


A coletânea continua com “Agradecimento”, outra regravação marcante da discografia de Jura originalmente lançada pelo Casaca, no disco “Na Estrada”, de 2004. “Obrigado pelo sol e pelo dia”, diz o trecho que muitos vão se lembrar e vibrar.  
A canção que fecha o trabalho é uma faixa bônus. “Congo das Rendeiras” ganhou uma versão remixada do músico e compositor Barol Beats.