
A amazonense Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, de 19 anos, que estava desaparecida desde 19 de agosto, foi localizada no Japão, onde acabou presa por tráfico de drogas na província de Osaka.
A confirmação foi feita pela família na noite de terça-feira (2), após contato do advogado da jovem. Em comunicado, os parentes informaram que Aylah está detida por tentar entrar no país com substâncias ilícitas. Ela chegou a ser levada a um hospital e, segundo os familiares, encontra-se em bom estado de saúde. “O pesadelo do desaparecimento passou”, escreveu a mãe em uma publicação nas redes sociais.
Prisão e flagrante
De acordo com informações divulgadas pela imprensa japonesa, a prisão ocorreu há cerca de três semanas, quando Aylah desembarcou no aeroporto de Osaka. A primeira inspeção na mala dela não apontou irregularidades, mas um teste detectou vestígios de cocaína.
Durante a revista pessoal, uma agente percebeu um volume incomum no sutiã da jovem. Questionada, Aylah disse se tratar de enchimento estético. Alegando mal-estar devido ao calor, ela foi levada a um hospital, onde uma nova verificação encontrou cocaína líquida armazenada em embalagens plásticas escondidas no sutiã.
Caso mobilizou família
Antes da confirmação da prisão, a família chegou a registrar boletim de ocorrência no Brasil, tratando o caso como desaparecimento. O último contato com a jovem havia ocorrido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quando ela informou que havia desembarcado.
O desaparecimento foi registrado inicialmente em Marabá, no Pará, mas por ser natural do Amazonas, a investigação passou para a Polícia Civil do estado. Posteriormente, como o último paradeiro confirmado foi em São Paulo, a Polícia Civil paulista assumiu o caso.
Acompanhamento do governo
O Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha a situação por meio do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia. O g1 entrou em contato para saber quais medidas legais estão sendo adotadas e aguarda retorno.