IV Semana do Congo de Vila Velha

O Congo, que é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio imaterial do estado do Espírito Santo, permanece vivenciando a necessidade da existência

Vila Velha é o município detentor de um dos maiores bens culturais do estado do Espírito Santo, representando um importante fator de orgulho que a sua população tem de seus costumes, ainda mais por exercer atividades que são motivos de união das famílias em torno de tradições, artes e ofícios que envolvem e conectam várias gerações, destacando o balneário da Barra do Jucu e o Sítio Histórico da Prainha, que perpetuam o nosso patrimônio imaterial, o congo, através das bandas Mestre Alcides, Mestre Honório, Tambor Jacaranema, Raízes da Barra e Beatos de São Benedito.

A valorização destes costumes e tradições é fundamental no processo de fortalecimento da identidade local, de maneira que as comunidades se reconheçam como parte integrante do seu Patrimônio Cultural. O Congo, que é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio imaterial do estado do Espírito Santo, permanece vivenciando a necessidade da existência de incentivos, para ser ainda mais respeitado no âmbito local, regional, estadual e nacional.

Como forma de valorizar esse importante desdobramento cultural capixaba, nos dias 03 e 04 de outubro de 2025 (sexta e sábado), será realizado na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, a “IV Semana do Congo de Vila Velha”, cumprindo o calendário de eventos do município Canela Verde, com apresentação das cinco bandas presentes na cidade e demais atrações. Todo o tipo de público poderá conhecer de perto um pouco mais do congo de Vila Velha em uma grande festa.

É importante destacar que a Semana do Congo de Vila Velha é um projeto de lei de autoria do vereador Joel Rangel, com sanção do prefeito Arnaldinho Borgo, se consagrando como uma grande vitória para a cultura Canela Verde.

Celebrar o nosso patrimônio imaterial através da realização deste grande evento só reforça o interesse do município em perpetuar o legado de gerações, através da difusão de atividades culturais salutares, ao ar livre, apresentando para a sociedade os fazeres dos detentores dos saberes da cultura tradicional Canela Verde, por meio da regência dos mestres e mestras das cinco bandas de congo.

“A Semana do Congo institui a abertura do tradicional ciclo dos festejos de São Benedito realizados pelas bandas de congo de Vila Velha, totalizando cinco bandas no município, sendo quatro bandas na Barra do Jucu e uma no Centro de Vila Velha. Momento importante de união e valorização da identidade Canela Verde e da cultura capixaba.” — Carlos Magno Receputi de Queiroz, coordenador geral do evento.

GALERIA DE FOTOS

“Apresentei o projeto de lei criando a semana municipal das bandas de Congo na intenção de reconhecer nossa cultura e aqueles que integram nossas bandas com tanta dedicação.” — Joel Rangel, vereador de Vila Velha.

Também farão parte da festa a participação da Banda Casaca, que recentemente lançou um novo álbum com novas canções, na sexta-feira, dia 03/10. No sábado teremos a participação de Jura Fernandes, que apresentará o seu novo projeto Ressonância Capixaba.

As rendeiras de bilro da Barra do Jucu também estarão presentes, abrilhantando o evento através do grupo Barra de Renda, com exposições e práticas de rendas totalmente gratuitas.

O coletivo Tambor de Congo também fará exposições com venda de artesanatos voltados para a cultura do congo capixaba.

PROGRAMAÇÃO

  • 03/10/25 – sexta-feira
    18h00 – Abertura do evento c/ Exibições Audiovisuais + Feira de Gastronomia e Artesanato;
    19h30 – Roda de Renda de Bilro c/ exposição das rendeiras do Grupo Barra de Renda +
    Apresentação Musical: Banda de Congo Mirim da ABECA;
    20h00 – Apresentação Musical: Banda de Congo Beatos de São Benedito;
    21h00 – Apresentação Musical: Banda de Congo Mestre Alcides;
    22h00 – Apresentação Musical: Banda de Congo Tambor Jacaranema + Banda de Congo Mirim
    Tambor Jacaranema;
    23h00 – Apresentação Musical: Banda Casaca
  • 04/10/25 – sábado
    18h00 – Abertura do evento c/ Exibições Audiovisuais + Feira de Gastronomia e Artesanato;
    19h30 – Apresentação Musical: Banda de Congo Raízes da Barra;
    20h30 – Apresentação Musical: Banda de Congo Mestre Honório;
    21h30 – Apresentação Musical: Grupo de Congo Madalenas do Jucu;
    22h30 – Apresentação Musical: Jura Fernandes