
Uma forte enchente atingiu Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16), causando alagamentos em diversos pontos da cidade. O temporal provocou o transbordamento de córregos e deixou ao menos quatro pessoas ilhadas, principalmente na região central. Três carros chegaram a ser arrastados pela enxurrada, enquanto várias vítimas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.
Felizmente, não há registros de mortos ou feridos. As vítimas ilhadas foram rapidamente retiradas e levadas para um local seguro. No total, cerca de 25 pessoas precisaram de resgates, embora a identificação delas ainda não tenha sido concluída até a madrugada desta terça-feira (17). O alagamento foi registrado principalmente nas proximidades da Avenida Monteiro Lobato, onde um posto de gasolina e outros pontos da região central ficaram submersos.
Entre os resgates, destaca-se o caso de uma mulher que foi arrastada pela correnteza e ficou submersa até a altura do pescoço. Ela foi resgatada pela equipe de salvamento. Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver uma pessoa se segurando ao retrovisor de um carro para evitar ser arrastada.
Além do alagamento em Guarulhos, a capital paulista também enfrentou os impactos da tempestade. Um corpo foi encontrado na região do Mandaqui, na zona norte de São Paulo. A causa da morte ainda não foi esclarecida, e o caso será investigado pelas autoridades.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal causou quedas de árvores em diversos pontos da cidade e gerou pelo menos três chamados para enchentes. Às 16h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção, devido à previsão de chuvas fortes, raios, ventos intensos e possibilidade de granizo.
