Intercâmbio Capixaba de Judô no primeiro campeonato de kata inclusivo

O 5° Intercambio Capixaba de Kata foi realizado entre os dias 18 e 21 de abril no ginásio de lutas da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), reunindo 140 pessoas de diferentes estados do Brasil. Esse evento também marcou a realização do primeiro campeonato nacional de kata inclusivo no país, destinado a pessoas com deficiências física e intelectual.

Participaram do evento personalidades de destaque na modalidade, como Rioiti Uchida, um dos maiores nomes do kata no Brasil com 28 títulos internacionais, Wagner Tsdashi Uchida, bicampeão mundial de kata, e Nádia Hori, pentacampeã pan-americana.

O presidente da Federação Espírito-Santense de Judô, Irisomar Fernandes, destacou a importância do evento, que trabalha os fundamentos do judô, fomentando aperfeiçoamento, disciplina e respeito. Segundo ele, o Espírito Santo se tornou referência em kata no Brasil, sendo considerado um polo grande e forte da modalidade.

O evento também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), que coordenou atividades voltadas para inclusão, ao lado da professora Ana Paula Marçal. Além disso, houve uma homenagem ao presidente da Federação Goiana de Judô, Josmar Amaral Gonçalves, que participou com uma delegação de 14 representantes do estado de Goiás.