INSS suspende crédito consignado de quatro instituições financeiras

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu as operações de crédito consignado de quatro instituições: Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e impede temporariamente esses bancos de oferecerem novos empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas.

De acordo com o despacho assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, a medida tem o objetivo de “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público” até a conclusão dos processos de apuração.

As instituições são acusadas de descumprir o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), documento que define as regras para o funcionamento das parcerias com o INSS. No entanto, o órgão não detalhou quais normas foram desobedecidas.

O Banco Inter afirmou, em nota ao Estadão, que foi surpreendido pela decisão e que busca esclarecimentos junto ao INSS. O Paraná Banco também informou que está em contato com a autarquia para prestar informações. Até o momento, Facta Financeira e Cobuccio não se manifestaram publicamente.

Essa não é a primeira vez que o INSS suspende acordos com instituições financeiras. Em agosto, outras oito empresas também tiveram as operações bloqueadas por descumprirem exigências relacionadas à proteção dos beneficiários, como o sistema “Não Me Perturbe”, criado para evitar o assédio de ligações de oferta de crédito.

Os contratos já existentes com os beneficiários continuam válidos, mas novas contratações e refinanciamentos estão proibidos até a conclusão das investigações.