
Termina nesta sexta-feira, 2 de maio, o prazo para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O exame é voltado para jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade certa e desejam obter a certificação.
A participação é gratuita. No entanto, quem se inscreveu no exame do ano passado e não compareceu nem justificou (ou teve a justificativa indeferida) precisa pagar uma taxa de R$ 40 neste ano. O boleto tem vencimento em 7 de maio e é gerado exclusivamente no sistema oficial de inscrições.
Encceja 2025
Aplicado pelo Inep, o Encceja será realizado no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, com provas nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo, serão quatro provas objetivas, com 30 questões cada, além de uma redação.
O conteúdo varia de acordo com o nível de ensino desejado:
- Ensino fundamental: ciências naturais; matemática; português; língua estrangeira; artes; educação física; história e geografia.
- Ensino médio: química, física, biologia; matemática; português; língua estrangeira; artes; educação física; história; geografia; filosofia e sociologia.
Quem pode participar?
- O exame é destinado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a chance de concluir os estudos na idade certa.
- É preciso que os estudantes que buscam a certificação do ensino médio tenham, no mínimo, 18 anos completos na data do exame
- Para os interessados na certificação do ensino fundamental, é exigido ter 15 anos completos.
- Também é necessário que o interessado tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Saiba como se inscrever
As inscrições devem ser feitas pelo site do Sistema Encceja.
No sistema, o interessado deverá informar o CPF e data de nascimento e seguir preenchendo a com a inscrição com as informações solicitadas.
* Sob supervisão de Enzo Menezes
FONTE: ITATIAIA