IA revoluciona segurança e trânsito em municípios do Espírito Santo

Tecnologia amplia monitoramento, ajusta semáforos e melhora mobilidade nas cidades capixabas

A IA (Inteligência artificial) é utilizada em adaptativos locais nos semáforos de Vitória que possuem sensores e detectam o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. Foto: ES Brasil. -

O uso da inteligência artificial (IA) vem transformando o cenário urbano em diversas cidades do Espírito Santo, com soluções que vão desde o monitoramento de segurança até a melhoria da mobilidade no trânsito. Prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica apostam em tecnologias avançadas para otimizar serviços e oferecer mais segurança aos cidadãos.

IA revoluciona segurança e trânsito em municípios do Espírito Santo
Os semáforos de Vitória possuem o sistema de “adaptativo local”. Foto: ES Brasil.

Desde 2024, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Vitória utiliza IA integrada às câmeras de monitoramento. A tecnologia permite identificar comportamentos atípicos, colisões, veículos quebrados e ações suspeitas de forma rápida. “É um sistema extremamente moderno, que amplia a capacidade operacional da Guarda, gerando maior sensação de segurança aos moradores e visitantes da capital. Poucas instituições possuem esse recurso, e devemos ampliá-lo ainda mais este ano”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.

Atualmente, 104 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas de Vitória utilizam o software gerenciado pela Central de Monitoramento da GCM, que coordena um total de 1.118 câmeras na cidade. Além das câmeras, o sistema chamado de “adaptativo local” permite que os Semáforos utilizem uma tecnologia inteligente de controle de tráfego, que permite o ajuste dos tempos dos semáforos com base nas condições atuais do tráfego. 

IA revoluciona segurança e trânsito em municípios do Espírito Santo
Em Vila Velha, os semáforos se ajustam automaticamente ao fluxo de veículos. Foto: ES Brasil.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que os semáforos inteligentes ajustam automaticamente o tempo de abertura e fechamento com base na quantidade de veículos detectada pelas câmeras. Essa tecnologia ajuda a desafogar o trânsito, especialmente nos períodos de maior fluxo. Além disso, placas com QR codes permitem que os cidadãos reportem falhas nos semáforos em tempo real.

Cariacica conta com uma Central Semafórica moderna, com 120 semáforos inteligentes instalados em 30 cruzamentos e 100 câmeras monitorando pontos estratégicos. “Nosso trabalho é garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. O monitoramento em tempo real permite que a equipe aja rapidamente em casos de acidentes, congestionamentos ou outras situações que exijam intervenção”, explicou o secretário de Defesa Social do município, Cláudio Victor.

IA revoluciona segurança e trânsito em municípios do Espírito Santo
Cariacica possui 120 semáforos ajustáveis ao fluxo de veículos em vários cruzamentos da cidade. Foto: ES Brasil.

A tecnologia utilizada permite ajustar automaticamente os tempos dos semáforos conforme o volume de veículos, especialmente em horários de pico, contribuindo para a redução de filas e do tempo de espera. A Avenida Mário Gurgel, por exemplo, possui 45 semáforos sincronizados para coordenar o tráfego.

Outro avanço importante vem sendo observado na integração de dados entre os municípios para o planejamento urbano. O compartilhamento de informações sobre fluxo de veículos e ocorrências de segurança permite ações coordenadas e mais eficazes, ampliando o impacto positivo da tecnologia na mobilidade urbana do Espírito Santo.

FONTE: ES FALA