Hospital Dr. Jayme realiza segunda captação de múltiplos órgãos em agosto

Foi realizado nova doação de órgãos e transforma vidas de três pacientes na Serra-ES

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado no município da Serra, realizou no último sábado (09), a segunda captação de múltiplos órgãos no mês de agosto. Nesta captação, foram retirados dois rins e um fígado, beneficiando três pacientes que aguardavam na fila de transplantes.

“A doação só foi possível graças à decisão generosa da família do paciente doador, que, mesmo em um momento de dor, autorizou o procedimento”, comentou a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Thamires Santos.

O processo de captação envolve uma equipe multiprofissional e segue protocolos rigorosos para garantir a segurança e a qualidade dos órgãos. Após a constatação da morte encefálica e a autorização familiar, equipes especializadas de transplante chegam ao hospital para realizar a cirurgia, que precisa ser feita de forma ágil para que os órgãos possam ser implantados com sucesso nos receptores.

“A doação de órgãos é um ato de amor e empatia que pode mudar o destino de muitas pessoas. Conversar com a família sobre o desejo de ser doador é fundamental, pois a autorização deles é indispensável para que a doação aconteça”, justifica a diretora de Cuidados Integrais da unidade, Alessandra Bernardino.

O Hospital Dr. Jayme Santos Neves é referência no atendimento de alta complexidade e desempenha papel importante no Sistema Estadual de Transplantes, atuando em conjunto com a Central Estadual de Transplantes (CET-ES) para viabilizar esses procedimentos.

Dados:

Até terça-feira (12), conforme informações da Central Estadual de Transplantes (CET), 2.647 pessoas compõem o cadastro técnico estadual para receber um órgão sendo: 1.076 pessoas para receber rins, 43 para fígado, 07 para coração e 1.521 aguardando para receber córnea no Espírito Santo. (Fonte: SNT/Ministério da Saúde).

FONTE: GOVERNO DO ESTADO