Homem quase morre após contrair febre maculosa em Cachoeiro-ES

Cledson de Souza precisou de hemodiálise e passou 13 dias internado; amigo permanece hospitalizado.

Um caso de febre maculosa assustou moradores do distrito de Itaóca Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. O empresário Cledson de Souza, 43 anos, quase perdeu a vida após ser picado por carrapatos-estrela durante uma pescaria em uma ilha no meio do rio. Seu amigo, Renan Rolli, 30 anos, também foi infectado e permanece internado.

Cledson relatou que não percebeu as picadas no início, apenas sentiu coceira na pele. Quatro dias depois, começou a ter febre e fortes dores de cabeça e buscou atendimento em um hospital particular, sem informar sobre a pescaria. Inicialmente, recebeu diagnóstico de dengue, devido à baixa de plaquetas, mas os sintomas pioraram e ele foi corretamente diagnosticado com febre maculosa.

“É uma doença muito grave, eu quase morri. Quero alertar quem gosta de pescar para se proteger e informar qualquer sintoma. Meu erro foi não relatar o contato com carrapato desde o início”, disse Cledson.

Durante a internação, ele precisou passar por hemodiálise devido a complicações nos rins. Ao todo, foram 13 dias de tratamento intenso, que o empresário descreve como “um sofrimento que não desejo a ninguém”.

Apesar do susto, ele pretende voltar a pescar, mas evitando rios: “Depois dessa experiência, o medo é maior do que a vontade”, afirmou.