
Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o momento em que um homem dirige pelas ruas do bairro Morada do Sol, em Vila Velha, e atropela uma capivara que estava próxima à calçada. Mas a violência não para por aí. Após o primeiro atropelamento, o motorista dá a volta com o carro e passa novamente por cima do animal. Outras capivaras que estavam na rua também foram atingidas, assim como um gato que tentava atravessar o local.
As imagens são chocantes e revoltantes. Veja:
Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (9). O suspeito já foi identificado graças ao sistema de cerco eletrônico da Prefeitura de Vila Velha, que registrou a placa do veículo. Buscas foram feitas, mas o homem ainda não foi preso.
“O vídeo não deixa a menor dúvida. Ele mira a capivara, sai do trajeto do carro, vai quase até o acostamento intencionalmente. Todos os animais tiveram vários traumatismos pelo corpo e foram intencionalmente atropelados e mortos por esse cidadão”, explica o delegado Marcelo Nolasco, responsável pelo caso.
O delegado destacou ainda que, além de configurar maus-tratos, essa atitude é prevista como crime no Código Penal. O motorista será responsabilizado pelas mortes dos animais.
“Na lei de crimes ambientais esse crime é tipificado como maus-tratos, que é um ato de crueldade contra um animal, com resultado morte. Então ele responderá três vezes por um crime de maus-tratos contra esses três animais silvestres, que são as capivaras e, responderá também, pelo crime que é qualificado, que é uma pena bem maior que é a morte do gato”, destacou o delegado.
Além disso, a Polícia Civil descobriu que o suspeito já possui um histórico de violência. Em 2021, ele foi alvo de uma ocorrência por tentativa de homicídio — e, na época, utilizava o mesmo carro: um Fiat Siena preto.
“Existe um boletim de ocorrência registrado onde esse mesmo condutor e dois amigos atentaram contra a vida de duas pessoas”, disse Nolasco.
O delegado reforça que maus-tratos contra os animais é crime e quem insistir em praticar esse tipo de violência será punido. “É um ato de crueldade, é uma desumanidade e é crime. A delegacia de Crimes Ambientais vai responsabilizar todos que cometam essas condutas”, finalizou.
* Com informações de Lucianny Scarpatti, da TV Sim/SBT
FONTE: SIM NOTÍCIAS