
Você já parou para pensar em quantas vezes seu coração bate por dia? São cerca de 100 mil batimentos diários. Mais de 36 milhões por ano. E ele faz isso sem pedir nada em troca… Até parar.
Esta segunda-feira (29/9) é o Dia Mundial do Coração. Segundo o cardiologista Augusto Vilela, CEO do Instituto do Coração de Fortaleza, coordenador regional do Departamento de Hipertensão Arterial do Ceará e coordenador Científico do CardioAula, a data não é apenas simbólica: é um alerta.
Todos os anos, mais de 17 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares. No Brasil, elas continuam sendo a principal causa de morte, superando câncer, infecções e acidentes somados.
A boa notícia? A grande maioria desses óbitos é evitável. A má notícia? Continuamos ignorando os sinais. Continuamos colocando açúcar, gordura e estresse onde deveria haver equilíbrio, movimento e cuidado.
O coração adoece em silêncio
Hipertensão, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, tabagismo — são todos assassinos silenciosos. Eles não avisam. Não causam dor. Quando o sintoma aparece, muitas vezes é o infarto ou o AVC. E, às vezes, o primeiro sintoma também é o último.
Está na hora de mudar
- Se você tem mais de 40 anos e nunca consultou um cardiologista, está atrasado
- Se sua alimentação é rica em ultraprocessados e pobre em vegetais, você está alimentando a doença
- Se você fuma, não dorme bem e vive estressado, não adianta dizer que é “forte” — seu coração tem limite
- Minas teve 9.893 internações por infarto no primeiro semestre de 2025
- Alimentos que fazem bem ao coração; veja
Prevenção
Cuidar do coração é mais simples do que parece. Confira as instruções de Augusto:
- Pratique atividade física regular
- Faça checapes periódicos
- Tenha uma alimentação balanceada
- Durma bem
- Controle o estresse
- Ame mais, julgue menos
Seu coração é seu motor vital. Quando ele para, tudo para. Neste Dia Mundial do Coração, faça uma escolha que pode salvar sua vida: comece a cuidar do seu coração como ele cuida de você: Diariamente e incansavelmente.
FONTE: ESTADO DE MINAS