HECI com Inteligência Artificial na Ressonância

O tempo do exame com a Inteligência Artificial reduz de 40 para 15 minutos

Ressonância e equipe da Heci e da Sesa. -

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) se tornou o primeiro hospital do sul do Espírito Santo, fora da Grande Vitória, a contar com um equipamento de ressonância magnética equipado com Inteligência Artificial (IA). Esse avanço marca um importante passo na oferta de serviços de diagnóstico por imagem na região, proporcionando maior agilidade nos exames e mais conforto aos pacientes.

De acordo com o superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros Junior, o investimento foi possível graças à modernidade do equipamento, que já estava preparado para receber a atualização de software. “Com a inteligência artificial, o HECI passa a ser ainda mais resolutivo, oferecendo diagnósticos mais rápidos e precisos para a população”, destacou.

Supervisor técnico de radiologia do Heci, Adston Guedes.

Para o supervisor técnico de radiologia do Heci, Adston Guedes, a novidade representa um ganho significativo para a rotina hospitalar e para a experiência dos pacientes. Com o auxílio da inteligência artificial, os exames podem ser realizados em 10 a 15 minutos, tempo que antes levava até 40 minutos. Além disso, pacientes que apresentavam dificuldade de permanecer na máquina agora conseguem fazer o exame com mais tranquilidade.

A inteligência artificial também melhora a qualidade das imagens geradas, reconhecendo possíveis ruídos e eliminando-os, o que resulta em imagens altamente nítidas. Isso auxilia o médico radiologista a identificar patologias de forma mais precisa e eficiente.

O hospital também aproveitou a atualização para modernizar a sala de exames, tornando-a mais confortável e humanizada, com melhorias no paisagismo e na ambientação visual, proporcionando mais bem-estar aos pacientes durante os procedimentos.

Corujão da Ortopedia

Essa novidade tecnológica coincide com outra importante iniciativa: o Projeto Corujão da Ressonância Ortopédica, uma parceria entre o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul. O projeto, que começou em 3 de maio, oferece atendimentos no período da madrugada, das 23h às 6h da manhã, ampliando a oferta além do horário convencional.

Com isso, é possível atender, em média, 30 pessoas por madrugada, acelerando e reduzindo a fila de espera de pacientes SUS. De acordo com a superintendente de Saúde da Região Sul, Samila Coelho Figueira, o projeto visa otimizar a utilização do equipamento e atender à demanda da região, oferecendo acesso a exames de alta tecnologia com mais agilidade e qualidade para a população do sul capixaba.

Os pacientes são encaminhados via regulação (Sesa), oriundos da Unidade Básica de Saúde.